sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PÓS GRADUAÇÃO DO TERRA SANTA RECEBE HOMENAGEM DO CRAERJ

A homenagem será na próxima semana no Auditório da ALERJ e marca os 10 anos de fundação do Conselho


A Pós Graduação em Acupuntura do Centro Educacional Terra Santa que funciona em parceria com a UCP, Universidade Católica de Petrópolis, será homenageada na Solenidade Comemorativa dos 10 anos da fundação do CRAERJ, Conselho Regional de Acupuntura do Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado na próxima quinta-feira, dia 06 de dezembro, a partir das 19h no Auditório da ALERJ, no Centro do Rio de Janeiro. O mérito é pela atuação na introdução, ensino e divulgação da Acupuntura no Estado.

O CRAERJ é uma entidade Estadual de caráter associativo e um órgão regional do Conselho Brasileiro de Acupuntura, e foi fundado em novembro de 2002. Sem fins lucrativos, atua em todo o Estado e tem por finalidade congregar profissionais de Acupuntura e defender seus interesses profissionais, fortalecer o processo de legitimação e institucionalização da técnica, valorizar, orientar, supervisionar e sistematizar o ensino e a prática segura, disseminar e fazer cumprir o Código de Ética do Acupunturista, prestar assessoria jurídica aos Associados.

Utilizado há aproximadamente cinco mil anos no Oriente, a Acupuntura é um método terapêutico criado na China, mais tarde foi incorporada ao arsenal terapêutico da Medicina em outros países orientais como o Japão, Coréia e Vietnã. A palavra Acupuntura origina-se do latim, sendo que ‘acus’ significa agulha e ‘punctura’ significa Puncionar. A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele, nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.

De acordo com o Psicólogo, Acupunturista e Professor Severiano Cardoso, não se pode precisar como surgiu esta técnica, mas achados arqueológicos da Dinastia Shang (1766 – 1123 A.C.) incluíam agulhas de acupuntura e carapaças de tartarugas e ossos nos quais estavam gravadas descrições sobre patologia médica. “O primeiro texto médico conhecido e ainda utilizado pela Medicina Tradicional Chinesa é o Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo ‘Nei Jing Su Wen’, escrito na forma de diálogo entre o lendário Imperador Amarelo Hwang-Ti e seu ministro Qi Bha, sobre os assuntos da Medicina, segundo alguns autores da Dinastia Chou (1122 – 256 A.C.). Os chineses, ao longo destes milhares de anos, descreveram cerca de 1.000 pontos de acupuntura, dos quais 365 foram classificados em 14 grupos principais. Todos os pontos que pertencem a um dos grupos são ligados por uma linha imaginária na superfície do corpo denominada meridiano. Para os chineses, nosso organismo é formado de matéria e energia e é justamente a parte energética, a força vital, ou “Qi” que circularia nestes meridianos e todas as doenças seriam conseqüentes a um distúrbio da circulação do Qi”.

A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Para os chineses existem cerca de 300 doenças tratáveis por acupuntura, entre elas, doenças respiratórias, vícios e drogas, alterações menstruais, cólica menstrual, lombalgia, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, tendinites, dor mio-facial, fibromialgia, dor lombar, dor cervical, dor torácica, dores pós-cirúrgicas, dermatites, gastrite, úlcera gástrica, colites, diarréia, constipação, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, sequelas de acidente vascular cerebral, artrose, artrites, dentre outras.

Severiano afirma que não existem contra-indicações absolutas, porém, por razões de segurança, requer cuidados e/ou deve ser evitada nos casos de gravidez, crianças com menos de dez anos, tumores malignos, sangramentos (hemofilia e uso de anticoagulantes), emergências médicas e cirúrgicas, e determinadas psicoses.

“A Acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de diferentes origens, as de origem física e as de origem mental, emocional e espiritual. Até porque a ênfase da técnica está voltada para a prevenção de problemas de saúde”, enfatizou Severiano.

Contudo, a prática deve ser exercida com cautela e por profissionais de fato habilitados e graduados. Severiano, que também é professor da técnica, explica que “os profissionais que apresentam melhor desempenho são oriundos da área de Saúde e que para ter acesso a uma Pós-Graduação é necessário Curso Superior Completo”.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Acupuntura promovido pela Escola Superior de Ciências e Terapias Alternativas através do convênio entre a Universidade Católica de Petrópolis e o Centro Educacional Terra Santa terá duração de 24 meses, sendo 500 h teóricas e 800 h de prática ambulatorial e orientação de monografia. O curso é dividido em dezesseis módulos onde serão abordadas todas as temáticas necessárias para que o estudante saia apto para a prática da Acupuntura.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/PEDAGÓGICO - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA
DURAÇÃO: 24meses com 500h teóricas e 800h de prática ambulatorial e orientação de monografia.
AULAS PRESENCIAIS: Todas as aulas serão ministradas por professores habilitados para cada disciplina (professores, mestres e doutores) que constituem o Corpo Docente permanente. Sempre nos últimos finais de semana de cada mês ou a critério dos dirigentes, nas dependências do Centro Educacional Terra Santa.

I. AULA INAUGURAL – 16h
Abertura: Frei Antonio Moser, Valter Pinto, Ezequiel R. Lima, Severiano Cardozo e Heitor da Matta Sobrinho.
Ementa: Apresentar o campo de atuação da acupuntura; legislação; orientação bioética e instrução acerca das disciplinas a serem estudadas.

II. MÓDULO 1 – HMOF: HISTÓRIA DA MEDICINA ORIENTAL E SEUS FUNDAMENTOS – 16h
Ementa: História e evolução, Teoria do Yin e Yang e os cinco movimentos, oposição e interdependência de Yin e Yang, relações e interação dos cinco movimentos.

III. MÓDULO 2 – FEMO: FISIOLOGIA ENERGÉTICA DA MEDICINA ORIENTAL- 16h
Ementa: Estudo dos cinco órgãos e seis vísceras, vísceras curiosas, relações entre os cinco órgãos, relações entre as seis vísceras.

IV. MÓDULO 3 – ANO: ANATOMIA OCIDENTAL – 16h
Ementa: Estudo dos músculos e ossos; sistema circulatório; sistema nervoso central. Nivelamento e preparação para o estudo da anatomia oriental comparada.

V. MÓDULO 4 – ACE: ANATOMIA DE CANAIS ENERGÉTICOS PRINCIPAIS E COLATERAIS, CONCEITO ORIENTAL – 32h
Ementa: Descrição e função dos meridianos principais, distintos, tendinomusculares, zonas cutâneas, vasos curiosos, Qi, sangue e fluídos. Classificação dos pontos, pontos específicos, metodologia de localização, propriedades, combinações, indicações e contra-indicações.

VI. MÓDULO 5 - EFMO: ETIOPATOGENIA E FISIOPATOLOGIA DA MEDICINA ORIENTAL – 16h
Ementa: As estações sazonais e suas influências no homem; desordens provocadas pelos seis Qi e sete emoções; doenças provocadas por causas endógenas; doenças provocadas por fatores exógenos; doenças causadas por fatores nem endógenos e nem exógenos; síndromes do sangue e líquidos orgânicos; síndromes dos Zang Fu. Síndromes dos seis meridianos (Shang Han Lun, explicação sobre cada nível e explicação básica sobre os canais, para compreensão dos níveis e localização das doenças); síndromes das quatro camadas (moléstias devidas ao calor); síndromes dos três aquecedores (doenças da umidade).

VII. MÓDULO 6 – SMO: SEMIOLOGIA NA MEDICINA ORIENTAL – 16h
Ementa: Estudo da constituição segundo a teoria das cinco elementos. Capacitar objetivando a realização da prática da acupuntura de uma forma segura, visando minimizar os riscos de infecções e acidentes, tanto ao profissional ao paciente. Conhecer e familiarizar com os padrões de pulso e língua; aprender diagnóstico na visão oriental.

VIII. MÓDULO 7 – ACL: ACUPUNTURA CLÁSSICA – 32h
Ementa: Técnicas de inserção e estimulação de agulhas de acupuntura, profundidade da punção segundo a estação sazonal, profundidade da agulha de acordo com a localização da doença, assepsia.

IX. MÓDULO 8 – FITO: NOÇÕES DE FITOTERAPIA ORIENTAL – 16h
Ementa: Conhecer e estudar as ervas brasileiras aplicadas em MTC. Estudo e aplicação de chás e tinturas na terapia tradicional chinesa com ervas brasileiras. Preparação e aplicação de Fitoterapia nos padrões energéticos.

X. MÓDULO 9 – RTCA: RECURSOS TERAPÊUTICOS COMPLEMENTARES NA ACUPUNTURA – 32h
Ementa: Bases teóricas que fundamentam os microssistemas em Acupuntura. Definição, apresentação e aplicabilidade clínica dos microssistemas da orelha (Auriculopuntura), do pé (Podoacupuntutora), da mão (Quiroacupuntura), do crânio (Cranioacupuntura) e Magnetoterapia (uso de imãs como forma de harmonização, estimulação e sedação em cooperação a acupuntura).

XI. MÓDULO 10 – CLA I: CLÍNICA EM ACUPUNTURA I – 32h
Ementa: Proporcionar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências no trabalho, complementando o ensino teórico contribuindo para o desenvolvimento da qualificação profissional.

XII. MÓDULO 11 – CLA II: CLÍNICA EM ACUPUNTURA II – 32h
Ementa: Complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências no trabalho, complementando o ensino teórico contribuindo para o desenvolvimento da qualificação profissional.

XIII. MÓDULO 12 – OM: METODOLOGIA E ORIENTAÇÃO A MONOGRAFIA – 16h
Ementa: Método científico, pesquisa quantitativa/qualitativa, desenvolvimento e acompanhamento de trabalho de conclusão de curso.

XIV. MÓDULO 13 – PRA: PRÁTICA AMBULATORIAL – 16h
Ementa: Submeter o aluno a vivência prática do conteúdo teórico adquirido. Possibilitar a experiência através de vivências no trabalho para complementar o ensino teórico e contribuir para o desenvolvimento da qualificação acadêmica

XV. MÓDULO 14 – EAS: ESTÁGIO AMBULATORIAL SUPERVISIONADO – 800h
Ementa: Proporcionar experiência sob supervisão de profissional habilitado e experiente através de casos reais, apresentado nas diversas síndromes que surgirem em decorrência da demanda ambulatorial, levando o aluno a adquirir confiança e autonomia gradual na prática clínica.

XVI. MÓDULO 15 – AVTP: AVALIAÇÃO FINAL TEÓRICA E PRÁTICA – 16h
Ementa: Submeter o formando a duas provas: Teórica, que envolve todas as disciplinas de formação e estudo de casos; prática-oral, em que o aluno será argüido dos conteúdos teóricos da anatomia e localizações de pontos da acupuntura.

XVII – MÓDULO 16 - MONOGRAFIA – 16h
Ementa: Elaborar pesquisa dentre os temas estudados nas disciplinas do curso. Precisa estar aprovado em todos os módulos.

SERVIÇO
Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525

Nenhum comentário:

Postar um comentário