sábado, 24 de novembro de 2012

EQUIPE DE MINIVEÍCULO OFF-ROAD DA ENGENHARIA DA UCP BUSCA PATROCÍNIO PARA COMPETIÇÃO

Uma equipe de catorze estudantes de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis busca patrocínio para o que considera uma grande oportunidade de praticar o aprendizado de sala de aula: eles precisam montar um miniveículo off-road para participar de competição em nível nacional. O projeto se chama Baja SAE e é um desafio anual lançado a todos os estudantes de engenharia do país pela SAE Brasil, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relacionados às tecnologias de mobilidade terrestre, marítima e aeroespacial.

A Instituição foi criada em 1905 nos Estados Unidos. Na época, participavam da associação os maiores líderes da indústria automotiva e aeronáutica, como Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright. A competição é tão tradicional que os estudantes garantem que virou pré-requisito ter participado de uma delas caso queiram trabalhar para a Stock car ou qualquer outra categoria de automobilismo brasileira.

A última participação da UCP na competição foi em 2005, um ano depois de conquistar a terceira colocação em nível regional. A nova equipe montada este ano, coordenada pelo professor mestre Jorge Fontanella, quer competir em 2013. “Precisamos comprar matéria-prima para construir o veículo, pois a única peça que pode vir pronta é o motor. O resto deverá ser construído por nós”, explica o estudante Rodrigo Balter, líder da equipe recém-montada. Eles já conseguiram a ajuda de empresas - Carl Zeiss, Origem Ferramentaria, da 2gether DCE - e da própria UCP, que ofereceu novas ferramentas para a construção do “minibaja”, mas ainda falta material e software. A seriedade do projeto é avaliada pela SAE Brasil, através do envio periódico de relatórios, inclusive de captação de recursos.

“Temos uma equipe boa e queremos chegar lá: competir e ganhar. Mas precisamos arregaçar as mangas e buscar a ajuda de todos”, diz o líder Rodrigo. Na competição oficial, há avaliações para estrutura, direção, tubulações e arquitetura do veículo. Tudo conta ponto num enduro programado de mais de 4 horas com direito a prova de rampa e resistência. Caso a equipe consiga até a terceira colocação no enduro regional, ela disputará com as engenharias de Universidades públicas e privadas de todo o país na competição nacional, com direito à versão internacional para o primeiro colocado. Para quem quiser conhecer melhor o projeto minibaja da UCP, a equipe montou um site: www.ucpbajasae.com.br

Além de Rodrigo Balter, a atual equipe do Minibaja Sae UCP é composta por: Caíque Pessoa Stadler, Daniel Veiga, Emanuel Rodrigo, Fabrício Rodrigues Tresse, Gabriel Latini, Jonatas Ramos, Lucas Albuquerque, Lucas Silva Siqueira, Luiz Felipe Ribeiro Ledo, Yohan Antelo, Renan Carlos, Rodolpho Amorim e Tuane do Amaral Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário