quinta-feira, 22 de novembro de 2012

APRESENTAÇÕES NO PALÁCIO DE CRISTAL MARCAM O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


A comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra reuniu dezenas de pessoas no Palácio de Cristal na última quarta-feira, 20 de novembro, fechando os festejos que marcaram a Semana da Consciência Negra. As atrações agendadas inicialmente para serem realizadas na Praça da Liberdade, foram transferidas devido à chuva.

A celebração contou com a presença da chefe de Gabinete Sheila Guimarães, que representou o prefeito Paulo Mustrangi, do presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Gilson Domingos e do coordenador municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ademar de Oliveira Filho.

Às 11h o Grupo Cultuarte de Capoeira abriu as apresentações com Mestre Pequeno comandando um grupo formado por adultos e crianças. Às 12h30 o Grupo Olorum Di Dé, de Mestre Banzo, e seus 16 cantores e dançarinos, comandou a festa por mais de duas horas com danças e músicas que resgatam a cultura negra.

Ao final da apresentação Ademar de Oliveira Filho lembrou a importância da data. “A coordenadoria não foi criada somente para as celebrações, há outras questões raciais para atuarmos, durante todo o ano, e fazer valer os direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal, como por exemplo, a construção de 13 casas do Quilombo Tapera, no Vale do Boa Esperança”, ressaltou.

Às 15h André Campanha e banda subiram ao palco para fechar em grande estilo a data que lembra o dia da morte de Zumbi dos Palmares e celebra a cultura do negro, conforme salientou Gilson Domingos, “Uma semana que é fundamental no trabalho de difundir a cultura negra, grande baluarte no desenvolvimento do Brasil e quando comemoramos também o retorno definitivo do busto de Zumbi dos Palmares aos jardins da Praça da Liberdade”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário