quinta-feira, 29 de novembro de 2012

BIBLIOTECA INFANTIL DO MUSEU IMPERIAL OFERECE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O MÊS DO NATAL



Em dezembro, a Rocambole, biblioteca infantil do Museu Imperial/Ibram, oferecerá às crianças uma programação especial em celebração do Natal. Serão contações de histórias e oficinas criativas voltadas para grupos escolares com alunos a partir de quatro anos de idade.

No dia 05, às 14h30, acontece a contação da obra “O livro da Paz”, de Todd Parr, seguida de exploração do acervo. Com o livro, o autor ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos com frases curtas, diretas e envolventes, e ilustrações coloridas que aproximam e chamam a atenção de meninos e meninas.

Outro livro explorado será “O Segredo de Natal de Pedrinho”, cuja leitura ocorre no dia 06, às 14h30. A obra relata a história de um menino que aguarda ansiosamente a chegada do Papai Noel. Acompanhado por todo um imaginário associado ao Natal, o livro reporta a uma história em que a esperança é o motor que alimenta os sorrisos das crianças e faz com que coisas boas aconteçam. Após a contação, haverá uma oficina criativa.

Em 12 de dezembro, às 14h30, a contação será com o livro “Na minha escola todo mundo é igual”, de Rossana Ramos, seguida de exploração do acervo da Biblioteca Rocambole. Nesse livro poético e atualíssimo, a autora revela toda forma de discriminação nos âmbitos étnico, cultural e socioeconômico, que parte da população sofre por ser considerada diferente. São abordados temas polêmicos, porém necessários de serem trabalhados dentro e fora do ambiente escolar, para que, desde pequenas, as crianças percebam que todos possuem direitos iguais e que devem ser respeitadas as suas diferenças.

O livro “Uma Carta Especial para Papai Noel”, de Gail Yerrill, será trabalhado com as crianças no dia 13, às 14h30. Ilustrado e cheio de efeitos, a obra conta a história de uma noite de Natal bem agitada, mostrando as cartinhas divertidas que o Papai Noel recebe de alguns bichinhos. Após a contação da história, será realizada uma oficina na qual as crianças irão poder ilustrar as suas cartas para Papai Noel. A Biblioteca Rocambole abre, dessa forma, as suas portas para os desejos de Natal das crianças que a visitam, assim como para o espírito natalino característico dessa época.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona às terças-feiras, das 14h às 17h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. De quarta a sexta, na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por mais de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇO
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça-feira, das 14h às 17h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário