segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CONCURSO DE PIZZAIOLO E PALESTRA AVPN MARCARAM O PETRÓPOLIS GOURMET DESTE FIM DE SEMANA

Italianos vieram a Petrópolis para falar sobre a importância da tradição da pizza napolitana


O tema de 2012 do Petrópolis Gourmet, que continua até 20 de novembro, é “Sabores da Nossa Terra”, homenageando a culinária da região sudeste. Por isso, a pizza é um prato tão presente no evento, já que está é um grande símbolo da gastronomia paulista, fruto das colônias italianas espalhadas por São Paulo.

Neste fim de semana, a iguaria italiana não deixou por menos, no Palácio de Cristal, ao classificar dois petropolitanos na categoria amadora do II Concurso de Pizzaiolos. Os dois sortudos que vão concorrer, no próximo domingo dia 18, a um fim de semana em uma pousada em Petrópolis, além de produtos da GI.METAL e Ceraflame, são Marcelo Ratto (vencedor no sábado com pizza de maçã-verde e macadâmia) e Sandro Santos (vencedor do domingo com pizza de 4 queijos com brie e damasco).

Outra atração deste domingo foi a palestra “Verace Pizza Napoletana”, também no Palácio de Cristal, ministrada pelo presidente da “Associazione Verace Pizza Napoletana”, Antonio Pace, e pelo diretor de Marketing, Stefano Auricchio, contando ainda com degustações preparadas pelos pizzaiolos Paolo Surace, da Pizzeria Mattozzie, e Giovanni Improta, da Al 22 Pizzeria, todos eles de Nápoles.

Segundo Antonio Pace, a pizza nasceu na cidade italiana há 400 anos. “Nós realizamos palestras em todo mundo para trazer a pizza de volta às origens, com ingredientes simples como água, farinha, sal, fermento, bom azeite, tomate e coração”, enfatiza.

Os italianos que ficaram encantados com Petrópolis, pela forte semelhança com as cidades europeias, pretendem voltar à cidade assim que possível para a realização de novas palestras.

A programação do Petrópolis Gourmet, de 10 a 20 de novembro, continua com força total nesta segunda-feira (12), ensinando gratuitamente, na tenda externa do Palácio de Cristal, saborosas receitas para vários paladares, como pratos principais com peixe, camarão e carne, além de deliciosos cupcakes. O preparo dos pratos é seguido de degustação no final das oficinas.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:

12h – Chef Lydia Gonzalez – Ceviche de truta ao maracujá com biscoitinhos de angu;
14h – Profª Maria Helena da Silva e Helenice Araújo (FASE) – Arte Com Sabor: Cupcakes;
16h – Chef Sebanias Peixoto (Don Bistrô) – Camarão com Chuchu;
18h – Chef Valéria de Barros (Bistrô da Valéria) – Bife à Oswaldo Aranha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário