quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PREFEITA DE AREAL E SEU VICE PARTICIPAM DO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DO ESTADO

A doutora Waldeth Brasiel , prefeita eleita em Areal, esteve junto com seu vice Flávio, no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, Jornalista Roberto Marinho e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira,27 de novembro, onde foram discutidos assuntos como inovação, empreendorismo e educação como pilares do crescimento e o papel da rede de tecnologia na construção de caminhos sustentáveis do desenvolvimento.

Este projeto visa identificar articuladores em diversos setores da sociedade, com o objetivo de contribuir para a construção de uma nova percepção e realidade, voltada para o desenvolvimento sustentável de cada município.

O Objetivo é apresentar boas práticas e ferramentas que podem ser utilizadas pelos governantes em sua administração. "Nos próximos quatro anos as cidades vão se deparar com a concretização de empreendimentos muito importantes, que podem se transformar em oportunidades de mudança efetiva na vida dos cidadãos. Mas, ao mesmo tempo, terão que responder ao aumento de demanda nas áreas de mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, gestão fiscal e capacitação/educação. Nosso objetivo é mostrar algumas das ferramentas que eles têm nas mãos para melhor gerir as cidades", explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo (PMDB).


Foram discutidos temas como finanças públicas, sustentabilidade e capacitação do corpo técnico da administração municipal. Estiveram presentes varias autoridades, além da Assembleia Legislativa, o Fórum é constituído por 33 organizações da sociedade civil e universidades que se reúnem periodicamente para acompanhar o trabalho legislativo, monitorar políticas públicas e debater propostas para o desenvolvimento do nosso estado. Dentre os objetivos do Fórum destacam-se o de reunir a bancada estadual e federal do Rio de Janeiro em torno de ações que promovam o desenvolvimento do estado e ampliar as ações da Assembleia Legislativa, principalmente nos pólos de desenvolvimento em consolidação na região metropolitana e no interior.

Segundo a prefeita Waldeth Brasiel, não há cidade sustentável sem desenvolvimento sustentável, e não há desenvolvimento sustentável com a obsessão do crescimento infinito e do consumo desenfreado. As cidades têm apresentado graus de desigualdades enormes e isso vem sendo revelado pelo trabalho da sociedade civil, as pessoas precisam ser envolvidas, não há cidade sustentável, sem envolvimento sustentável.

Caso seja sancionada a lei que altera a distribuição dos royalties, alguns municípios terão de se reinventar. Estamos falando de um impacto de menos R$ 500 milhões de investimentos para as cidades. Em Areal vamos viabilizar todos os programas de sustentabilidades que poderão gerar benefícios para o seu desenvolvimento econômico, geração de empregos, renda e de transferência de renda para nosso município.

Para o vice-prefeito Flávio, o que falta em Areal é gestão pública, não podemos mais perder verbas para nosso município por não termos projetos e não participarmos de programas dos governos federais e estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário