terça-feira, 13 de novembro de 2012

PETRÓPOLIS GOURMET DE HOJE CONTINUA COM PIZZAIOLO SOCIAL E OFICINAS GRATUITAS

A 12ª edição do Petrópolis Gourmet continua até o dia 20 de novembro. Neste ano, o evento oferece mais de 70 oficinas gratuitas, Pizzaiolo Social, Concursos Gastronômicos, Gourmet Kids, Gourmet Cultural e 27 restaurantes participantes. Além da tenda externa e interior do Palácio de Cristal, há atividades no Shopping Vilarejo e APA Itaipava.

Até a quinta-feira, de 9h às 11h30, no Palácio de Cristal, é realizado o curso de Pizzaiolo Social, com 12 jovens das Escolas Municipais Clemente Fernandes e Augusto Meschick, da Rua 24 de maio, que foram selecionados previamente pela organização do evento e direção das escolas. Nesta terça-feira, os jovens aprendem os mais variados tipos de massa para pizza, com o Chef Pedro Pernambuco.

Também nesta terça, o Petrópolis Gourmet vai à Rua 24 de Maio para oferecer nas Escolas Municipais Augusto Meschick, às 14h, e Clemente Fernandes, às 16h, a oficina Fazendo Arte, Semeando Especiarias, com as Professoras Maria Helena da Silva e Elenice Araújo (FASE).

As oficinas gratuitas e abertas ao público do Palácio de Cristal começam às 12h, com o Chef Marco Barbatti, ganhador do Concurso de Pizzaiolo Amador do ano de 2011, ensinando como fazer o famoso Feijão Tropeiro. A partir de 14h, a Profª Caroline Geoffroy (FASE), que já trabalhou na Centenária Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, desvenda para o público, Verrines Doces e Salgadas: A Arte de Servir em Taças.

Após 2h (a duração de todas as oficinas com 1h30 mais 30 minutos de intervalo), às 16h, é a vez do Chef Ricardo Gonzalez, com o Pão de Goiabada e Banana. Adepto dos pães mais saudáveis em oposição à panificação tradicional (com as misturas que vem causando frequentes problemas de saúde à população), o padeiro defende a produção artesanal. Para encerrar esta terça-feira, é a vez de Paulo Hnag, às 18h, com a saborosa Truta Assada na Flor de Cebola com Geleia de Pimenta e Purê de Beterraba.

Receita Ricardo Gonzalez
Pão de Goiaba com Goiabada Cascão e Banana.
 Ingredientes para esta oficina:

1,5 kg. farinha de trigo branca D. Benta
300g de Bananas D´água bem maduras
350 g. Leite Condensado
6 goiabas maduras
80 g. açúcar
20 g.sal marinho
2 sachets ( 20 g ) de fermento biológico FERMIX D. Benta ( vermelho )
80 g Manteiga sem sal de boa qualidade ( Aviação ; la sereníssima ; Batavo )
500ml Água Mineral Petrópolis
120 ml. ou 1 Copo iogurte desnatado Nestlé
500 g. de goiabada cascão de ótima qualidade
20 g. de canela em pó
300 g. passas brancas sem caroço
15 ml de Extrato de Baunilha


Receita:
Deixe as passas de molho em água por uma hora. escorra e reserve-as.Em uma tigela misture 1/3 da farinha, todo o açúcar, todo o fermento e os 500 ml. da água,ligeiramente morna fazendo uma esponja. Misture e deixe descansar por 1 hora. No processador, processe as goiabas com cascas após bem lavadas, o iogurte, o leite condensado o extrato de baunilha e tres bananas maduras picadas.Peneire esta mistura para separar as sementes da goiaba. Reserve. Acrescente esta mistura junto à esponja. Misture o sal e as passas ao restante da farinha. Vá adicionando esta farinha restante junto à mistura que foi feita com a esponja sovando a massa por 10 minutos. Ao final, acrescente a manteiga em ponto de pomada e sove por mais cinco minutos até incorporá-la bem. Cubra a massa e deixe-a descansar coberta por uma hora e trinta minutos. Enfarinhe bem toda extensão da bancada e com delicadeza forme um retângulo grande com espessura de 1 a 1,2 cm. Deixe descansar por 10 minutos, Com auxílio de um cortador, corte os pãezinhos. Deite-os sobre assadeira untada ligeiramente com óleo. Pincele clara de ovos batidas com um pouco de água gelada no centro dos pãezinhos. Decore-oscom pedaços de banana e goiabada cascão. Descanse por mais 30 a 40 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 graus C e asse por dezoito a vinte minutos ou até que dourem levemente. Retire os pães do forno, esfrie-os por vinte minutos e polvilhe uma mistura de canela com açúcar a gosto. Sirva em seguida.

Utensílios:
Assadeiras para acomodar 30 pães. Toalhas de Papel, Peneira plástica, Peneira pequena malha fina, pincel de silicone, Bacias ( 2 ) inox de preferência, filmes plásticos, álcool gel, Colheres de Medidas, Bobina de Saco Plástico para lacrar as bacias com araminhos flexíveis. espátula para dividir massa. Tigelas ou Bowls pequenos para Mise en Place dos ingredientes. Pano de prato branco ( 1 ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário