sexta-feira, 22 de novembro de 2013

RETA FINAL DO XIII PETRÓPOLIS GOURMET TERÁ MUITAS ATRAÇÕES


Termina neste final de semana o XIII Petrópolis Gourmet “Brasileiríssimo”, reunindo 46 restaurantes da cidade que elaboraram pratos em homenagem as cinco regiões de nosso país. Além disso, o festival está promovendo variadas oficinas no Sesc Quitandinha. Isto sem contar com o Mercado Gourmet, comercializando produtos da região, e a presença de quiosques restaurantes, também nas dependências do Palácio. O evento conta ainda com belíssimas exposições fotográficas que estão em cartaz no Palácio de Cristal.

Na manhã deste sábado acontecem oficinas no Shopping Vilarejo, em Itaipava e também no Quitandinha. A partir das 11h, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), parceira do Petrópolis Gourmet, promove uma aula sobre ‘Chá verde à brasileira’, no Vilarejo. No mesmo horário o chef Pedro Pernambuco (SENAC) vai ensinar a preparar ‘Pão de azeite com geléia de pimentão’, no Sesc Quitandinha.

A partir das 13h, é a vez do chef Pedro Benoliel revelar toda a versatilidade do ‘Bauru’. Já às 15h, a chef Rô Gouvea vai ministrar a oficina ‘Histórias do Bacalhau e sua entrada no Brasil’. Para encerar, às 17h30, os chefs Gabriel Gomes e Renata Pertot (SENAC) vão dar uma verdadeira aula sobre ‘Cerveja na panela’. Às 19h, é o momento de relaxar e curtir apresentação da cantora Sanny Oliveira.

No domingo, a programação também será intensa para encerrar o evento com chave de ouro. A partir das 11h, na Sala das Crianças, tem ‘Gourmet Kids’, com o chef Manoel Crisanto ensinando a preparar pão de queijo. Às 11h, também tem oficina para os adultos, com o chef Antonio Lo Presti revelando a receita de uma deliciosa ‘Polenta com crocante de torres e espuma de couve’. Quer prato mais brasileiro que este?

Mas não para por aí. Às 13h, o chef Manoel Crisanto fará um resgate da memória gustativa e às 15h, é a vez do chef Embaixador do SENAC, Frederic Monnier apresentar a receita de ‘Namorado assado com legumes da terra ao molho de amêndoa e ervas frescas’.

A última oficina desta 13ª edição do evento será comandada pelo chef Fred Tibau, do Programa Estrelas que, às 17h30, vai ensinar a fazer, nada mais nada menos, do que uma ‘Feijoada doce’. Logo em seguida, às 19h, está marcada a apresentação da banda Tribo de Jorge, que vai interpretar o melhor a Música Popular Brasileira. Vale a pena ainda dar uma passada no Palácio de Cristal para conferir as exposições do Petrópolis Gourmet “Brasileiríssimo”: ‘Uma Pitada de Luz’, de Alexander Landau, e

‘Chefs Brasileiríssimos’, de Bruno Wanderley, com fotos incríveis do ramo da gastronomia. Lá ainda será possível ver de perto uma preciosidade pertencente ao acervo do dramaturgo e escritor Aguinaldo Silva: o cardápio original de inauguração do restaurante Saint Honore, elaborado por Paul Bocuse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário