segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PETRÓPOLIS RESGATA SUA HISTÓRIA COMO SEDE DA ACADEMIA DOS BOMBEIROS DO ESTADO


Com uma homenagem a D. Pedro II, patrono da corporação, Petrópolis foi eleita a cidade-sede da Academia de Formação de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II) com o assentamento, neste domingo, dia 10, da pedra fundamental da unidade no antigo prédio dos Correios, na Fazenda Inglesa, às margens da BR-040. O espaço vai ser revitalizado e adaptado para o curso que forma 50 aspirantes a oficiais todos os anos. O quadro de oficiais - mais de 1.100 em todo o Estado – é formado na Academia desde 1955, quando foi criada.

A transferência da sede da Academia, hoje na Zona Norte do Rio, para Petrópolis é uma reivindicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) junto ao governador Sérgio Cabral. "Hoje, com a Academia em Petrópolis, saudamos a todos os heróis que compõem o efetivo de 16.550 militares bombeiros em nosso Estado e a luta diária no salvamento de vidas. A Academia chega em um momento de ansiedade na Região Serrana,às vésperas do Verão, por nossas condições climáticas e geográficas.

Queremos que a presença física da Academia motive os jovens petropolitanos a abraçarem a carreira de bombeiro militar e que a cada ano mais oficiais sejam formados. Hoje é o 58 º aniversário da Academia, mas quem está ganhando esse presente somos todos nós, petropolitanos", destacou. Os oficiais compõem os comandos de 32 batalhões e 12 unidades especializadas dos bombeiros em todo o Estado.

Com estrutura de secretaria desde novembro de 2011, a Defesa Civil do Estado é comandada pelo coronel Sérgio Simões, que frisou o empenho do governador Sérgio Cabral em dotar a área com recursos humanos e materiais "Está sendo possível investimentos porque Sérgio Cabral é o primeiro governador a reverter integralmente a taxa de incêndio, criada em 1988, para a Defesa Civil. Com isso, estamos podendo instalar quartéis e destacamentos em cidades que não contavam ainda com Bombeiros e fazer uma Academia adequada às necessidades de formação de oficiais. É, acima de tudo, uma reafirmação à identidade corporativa dos Bombeiros". O espaço de 20 mil metros quadrados será transformado em um complexo para as aulas teóricas e preparação física para combates a incêndios e resgates. A ABMDP II é um estabelecimento de ensino superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e os internos são selecionados em vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

D. Manoel de Orleans e Bragança, representando a Família Imperial, destacou a importância dos ícones do Império para a cidade até os dias atuais. "Até mesmo internacionalmente, é uma visibilidade a mais para Petrópolis ter uma Academia em suas terras, visto que a corporação foi fundada por D. Pedro II em 1856. É uma reverência às raízes histórico-culturais de cidade, além, é claro, de sua importância na proteção civil". A solenidade teve início ainda no alvorecer quando, às 6h, cadetes saudaram D. Pedro II, em homenagem especial, quando prestaram continência, no pátio do Museu Imperial. De lá, seguiram a pé até a nova sede da Academia, percurso de quase 10 quilômetros. "Uma forma de mostrar o que este resgate histórico significa para todos nós que, agora, estaremos próximos de nosso patrono, em sua terra tão querida", afirmou o comandante da Academia, coronel Silvio Lopes Novais.

Na nova sede, que começa a operar em dezembro de 2014, e onde já tremula a bandeira da Academia, símbolo da escola de formação, também foi armazenada uma cápsula do tempo. Ela será aberta no 88º aniversário da Academia, daqui há 30 anos, período em que os novos oficiais já terão percorrido toda a trajetória no Corpo de Bombeiros e estarão se aposentado. A solenidade foi acompanhada pelo prefeito Rubens Bomtempo que enalteceu "os laços que agora se tornam indeléveis com uma das instituições de maior credibilidade do país" e ainda pelo deputado federal Hugo Leal que destacou "o uso de um espaço ocioso para a formação, preciosa, de oficiais que vão comandar os batalhões de todo o Estado". Júlio Lopes, secretário estadual de Transportes, também prestigiou o evento assim como os vereadores Maurinho Branco, ReinaldoMeirelles, Vadinho e Ronaldo Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário