segunda-feira, 25 de novembro de 2013

AULA PÚBLICA DO COLETIVO VINAGRETE VAI DISCUTIR OS CAMINHOS PARA A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL


Partindo das ideias do francês Jacques Rancière, a professora e mestre em filosofia, Julia Casamasso propõe, na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, a educação política e estética como caminho para o pensamento próprio. “O objetivo é fazer uma reflexão sobre a emancipação do Homem. A emancipação como a saída do sujeito de sua menoridade, isto é, ter a capacidade de pensar por si mesmo, independente da tutela de outra pessoa. A arte e sua relação com a política permitem ao Homem não só a reflexão acerca de sua própria vida, mas também da sociedade na qual está inserido. Assim ele desenvolve a reflexão crítica e forma um posicionamento diante da realidade que o cerca”, explica. A aula, marcada para 19h no coreto da Praça da Liberdade, encerra o ciclo de 2013 do projeto #ocupacoreto.

Realizadas desde o último mês de agosto, as ocupações temporárias tem por objetivo democratizar o acesso à informação e ao debate político. Para ampliar o alcance, as aulas públicas também são transmitidas ao vivo pela internet, através do linkhttp://pt.twitcasting.tv/col_vinagrete. Os temas abordados podem ser inúmeros, baseados nos campos de conhecimento daqueles que se dispõe a participar.

A praça já recebeu o professor e mestre em História Rodrigo Cardoso, doutorando pela UERJ; o professor de Filosofia da UNIRIO e doutor em Ciências Literárias, Nilton dos Anjos; o cyberativista Pedro Noel; o professor de História Norton Ribeiro; o produtor cultural Marcelo Moraes (Mc Durango Kid); o professor de Sociologia da rede pública estadual, Vinícius Mayo; e o também professor de História, Pedro Henry Cross. Mais informações podem ser obtidas no blog coletivovinagrete.blogspot.com.br/, ou ainda na fan page facebook.com/vinagretecoletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário