quinta-feira, 28 de novembro de 2013

BIBLIOTECA INFANTIL DO MUSEU IMPERIAL TERÁ CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS E OFICINAS NO MÊS DE DEZEMBRO

“O livro da Paz” abre as atividades nos dias 03 e 04. Nele o autor Todd Parr ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos com frases curtas, diretas e envolventes, e ilustrações coloridas que aproximam e chamam a atenção de meninos e meninas (e dos adultos também). O livro mostra que a verdadeira paz está nas pequenas coisas: no auxílio ao próximo, na divisão da comida, na manutenção das ruas limpas ou, simplesmente, em tirar uma soneca. Após a leitura, as crianças poderão explorar o acervo de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

No dia 05 haverá contação do livro “Na minha escola todo mundo é igual”, de Rossana Ramos, seguida de oficina criativa. A obra apresenta uma escola em que todos os alunos convivem em harmonia, procurando superar as diferenças e dificuldades, inclusive físicas, para que todos sejam, realmente, iguais. Cada página revela toda forma de discriminação no âmbito étnico, cultural e socioeconômico, que parte da população sofre por ser considerada diferente. Temas polêmicos, porém necessários de serem trabalhados dentro e fora do ambiente escolar, para que, desde pequenas, as crianças percebam que todos possuem direitos iguais e que devem ser respeitadas as suas diferenças.

Com lindos pop-ups em cada página e um divertido texto rimado, nos dias 10 e 11 as crianças irão conhecer a diversidade de animais encontrada na natureza em “A Festa no Jardim”. Na publicação ilustrada por Gill Guile, um ratinho visita a cada um de seus amigos do jardim para convidá-los para uma festa. Todos, porém, estão muito ocupados para ir. Mas será que estão mesmo? Na sequência os alunos terão acesso livre ao acervo da Biblioteca Rocambole para uma rica experiência junto a livros e jogos.

A Leitura do livro “Sábado na livraria”, seguida de oficina criativa, será realizada no dia 12. Tematizando a livraria como local de convívio e transformação, Sylvie Neeman conta a história de uma menina que cultiva o hábito de ir à livraria e se perder em meio aos livros. Assim como ela, um senhor é frequentador assíduo do lugar. Mas, enquanto a garota devora e dá risada com os quadrinhos, o velho se debruça, emocionado, sobre um enorme livro de guerra.

Juntos, escritora e ilustrador nos conduzem por um percurso misterioso e inesperado ao longo desses sábados na livraria até chegar a véspera de Natal.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos. A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário