quinta-feira, 28 de novembro de 2013

COLÉGIO SÃO JOSÉ É CAMPEÃO CARIOCA DO TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA

No último dia 23 de novembro aconteceu o Torneio Juvenil de Robótica (TJR), no Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias. E mais uma vez a equipe do Colégio São José, em parceria com a Infotec Educacional, obteve feitos marcantes.

Inscrita com quatro equipes para disputar três modalidades, o Colégio São José obteve um campeonato e quatro terceiros lugares. Resultado satisfatório para quem em 2013 obteve feitos inéditos, entre eles a segunda colocação na Etapa RJ da Olimpíada Brasileira de Robótica, juntamente com o prêmio de melhor escola estreante, além de ter sido a primeira ‘equipe novata’ a figurar entre as 20 melhores do país.

De acordo com o Coordenador de Informática e Tecnologia do Colégio São José, professor Sérgio França, o Torneio Juvenil de Robótica é um dos principais canais de visibilidade nacional, uma vez que várias etapas são realizadas ao longo do ano, ao contrário do que acontece com a Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada uma única vez.

“Nosso foco é competição. Alguns colégios possuem equipes de robótica, mas têm receio de colocá-las para competir. Isso não acontece no Colégio São José. O nosso objetivo é participar de todas as etapas possíveis, tanto que estamos planejando disputar o TJR também nas etapas de São Paulo, Brasília e Pernambuco em 2014,” declara o professor.

Sérgio França, que também é o treinador da equipe, destacou o espírito de grupo presenciado no Torneio entre os alunos do Colégio São José. “Em determinado momento da competição, uma das equipes que disputaria a modalidade ‘Cabo de Guerra’ preferiu ceder os motores dos robôs para outra equipe do colégio, já que, por uma alteração do regulamento da modalidade, não conseguiríamos estar em nível de igualdade com os outros competidores. Isso mostrou que não havia vaidade em ser campeão individualmente e sim o espírito de grupo, envolvendo todo o colégio e a Infotec, independentemente de premiações e medalhas”, afirma Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário