sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PETRÓPOLIS VAI SEDIAR ACADEMIA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DOS BOMBEIROS

Patrono dos Bombeiros, Dom Pedro II será homenageado neste domingo, dia 10

Petrópolis vai sediar, a partir de 2014, a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II), responsável pela formação de oficiais para os 32 batalhões e 12 unidades especializadas distribuídas no Estado do Rio. A atual academia, em Guadalupe, Zona Norte do Rio, que forma 50 aspirantes por ano em cursos de oficiais, será desativada e todo o corpo docente e discente passará a atuar no antigo prédio dos Correios, na Fazenda Inglesa, às margens da BR-040. A indicação para que a Cidade Imperial abrigue o centro de formação é do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB). Neste domingo, dia 10, às 10h, será realizada uma solenidade de posse do imóvel, de 20 mil metros quadrados, adquirido pelo governo do Estado.

“Petrópolis, por sua história, tem estreita relação com o Corpo de Bombeiros, corporação fundada por Dom Pedro II, em 1856. Será relevante para a Cidade Imperial ter a Academia de Formação de Oficiais e temos a expectativa da possibilidade de aumento de efetivo no quartel de nossa cidade e municípios vizinhos", defende Bernardo Rossi.

Patrono do Corpo de Bombeiros, Dom Pedro II será reverenciado antes da solenidade. Às 6h, no pátio do Museu Imperial, 50 aspirantes, internos da Academia, vão homenagear o Imperador. Depois seguem, em caminhada, até a nova sede do centro de formação. A solenidade está sendo realizada no dia em que a Academia completa 58 anos. A ABMDP II é um estabelecimento de ensino superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e os internos são selecionados em vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A última utilização do imóvel foi abrigar vítimas das chuvas de 2011 pelo período de seis meses, espaço emprestado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) à prefeitura. A área tem 20 mil metros quadrados (sendo quatro mil de área construída), 60 quartos com acomodações duplas e banheiros. O prédio, adquirido por R$ 4,4 milhões, valor abaixo do preço de mercado, está passando poradaptações feitas pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).

“Uma conquista muito grande ter essa indicação acolhida pelo governador, que se entusiasmou de imediato com a proposta de Petrópolis ser contemplada com a estrutura. O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, tem sido incansável em procurar a atender todas as reivindicações de Petrópolis. Os investimentos em Defesa Civil e prevenção em nível de recursos humanos que são imprescindíveis para o crescimento do Estado, estão sendo aplicados pontualmente", considera Bernardo Rossi.

Com 16.550 militares, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tem o maior efetivo do Brasil, correspondente a 25% do total no país, que chega a 67.029 pessoas.

SERVIÇO:
Data: 10 de novembro de 2013
6h - aspirantes prestam homenagem a D. Pedro II, no pátio do Museu Imperial de onde seguem em caminhada até a nova sede da Academia
10h - solenidade na nova Academia, na Estrada do Contorno, 50.528 - Fazenda Inglesa (Antigo Centro de Formação dos Correios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário