terça-feira, 5 de novembro de 2013

ESTUDANTES DE ARQUITETURA PARTICIPAM DO MASTERCASA PELA 1° VEZ


Um grupo de 16 alunos do quarto período do curso de Arquitetura da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) participa pela primeira vez do evento MasterCasa, que este ano acontece na Casa do Barão de Mauá desde o dia 28 de outubro. Os estudantes desenvolveram um projeto e executaram a obra de um banheiro público disponível para ser utilizado em visita ao evento. Coordenados pela professora Ana Kizzi Fachetti, os estudantes passaram por todas as etapas de uma obra, incluindo o estudo da necessidade do banheiro, o desenvolvimento do projeto e a execução da obra. As tarefas envolveram a escolhe dos materiais, a solução de imprevistos e o gerenciamento da mão de obra. O Mastercasa está aberto à visitação até 8 de dezembro.

Segundo a coordenadora do grupo, o banheiro executado pelos alunos ultrapassa uma obra de arquitetura conceitual, pois já pode ser utilizado pelos visitantes e vai ficar disponível para os usuários posteriores da edificação. “Foi uma tarefa bem complicada, mas que eles conseguiram desenvolver muito bem. Os alunos foram divididos em grupos de tarefas: projetos, fiscalização, acabamento, patrocínios e recepção. Mas, no desenrolar do desafio, todos acabavam opinando em diversas atividades. Eu, como coordenadora, tirava as dúvidas deles e os orientava nas questões que eles ainda não tinham domínio, assim como os demais professores também ajudaram. Os alunos também participaram de algumas tarefas manuais na obra, como pintura de portas e janelas, paredes e outras”, disse.

Na graduação, os alunos habitualmente desenvolvem alguns projetos, mas um evento como o Mastercasa permite tornar o trabalho mais concreto, pois é possível ver o projeto sair do papel. Isso implica em novas aprendizagens, porque a obra traz diversas dificuldades e situações inesperadas que precisam ser resolvidas. “Essa é uma oportunidade rara para os estudantes, pois somente aqueles que conseguem estagiar ou trabalhar em escritórios de projetos e ainda acompanham ou executam obras podem viver essa experiência. Por isso agradecemos muito à UCP por nos apoiar nessa empreitada”, frisou Fachetti.

Para o estudante Kaká Butturini, foi um desafio transformar o espaço disponibilizado em banheiros públicos convencionais, com acessibilidade, assim como instalar a rede de água e esgoto. No entanto, a experiência valeu a pena: “Tirei licença do meu trabalho para me dedicar exclusivamente ao acompanhamento da execução da obra. As dificuldades que surgiram foram solucionadas da melhor forma possível e em tempo hábil. O ganho foi tudo o que aprendemos em um mês e dez dias de obra”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário