sábado, 2 de novembro de 2013

MEDICINA ANTROPOSÓFICA É TEMA DE PALESTRA NA CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA

Será realizada na Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu imperial/Ibram) a palestra “Antroposofia - Uma Nova Visão”, com o Dr. Antônio José Marques. O evento terá inicio às 19h do dia 06 de novembro. A entrada é gratuita e a realização é do Grupo de Estudos e Práticas Antroposófica (Gepak) e de Ramo Mikhael.

A medicina antroposófica surgiu na Europa no início do século XX, baseada na imagem do homem trazida pelo Antroposofia (do grego = sabedoria do ser humano), do filósofo austríaco Rudolf Steiner. Atualmente, a medicina antroposófica está presente em mais de 60 países e tem como sua principal característica a união de métodos da medicina tradicional de diagnósticos a uma análise da vitalidade do paciente. Como qualquer outro médico, o antroposófico considera o quadro clínico da pessoa doente (sintomas, dados de exames laboratoriais etc.), mas também pesquisa o seu desenvolvimento emocional e como ela tem conduzido sua vida ao longo dos anos. O diagnóstico convencional pode, então, tornar-se mais profundo e individualizado.

O Dr. Antônio José Marques é médico antroposófico, diretor clínico da Clínica Médica Antroposófica Vivenda Sant´Anna ecoordenador do Estágio no Hospital Antroposófico de Matias Barbosa, ambos em Juiz de Fora – MG, docente pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) – SP, representante na Konferenz Internacional de Pós-Graduação (Goetheanum) – Suíça e presidente da Associação Antroposófica Estrada Real.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é uma subunidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário