segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO CINE CLUBE CEAC PARA O MÊS DE NOVEMBRO

CINE CLUBE MUNDO - SEGUNDAS FEIRAS - 19H 

CINE CLUBE FILOSOFIA ESPECIAL
Part.Especial no Debate do Filósofo e Dr. Prof. MICHELL DE MELLO

04 DE NOVEMBRO - 19H
ÁGORA (Alexandria, 2009, EUA/Espanha, Alejandro Amenábar )
SINOPSE: O filme relata a história de Hipátia (Rachel Weisz), filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 da nossa era. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, - que passou de religião intolerada para religião intolerante -, o judaísmo e a cultura greco-romana. Este filme é um excelente tema gerador de discussões filosóficas. Hipátia de fato descreve com dignidade o que Johanes Kepler foi re-descobrir mais de mil anos depois.
GENERO: Drama histórico

11 DE NOVEMBRO - SEGUNDA FEIRA - 19H
BIRD SONG - CAPITULO 1/2 ( 2012, Reino Unido)
SINOPSE: Produzida pela BBC, a mini série, de apenas 2 capítulos, foi filmada em Budapeste, e se desenrola entre os anos 1910 e 1916: antes, durante e depois da 1ª Guerra Mundial. Baseada no best-seller de Sebastian Faulks (1993). Escrita por Abi Morgan (A Dama de Ferro) e produzido por Phillip Martin, Birdsong tem apenas dois capítulos cada um de 90 minutos. A série foi protagonizada por Eddie Redmayne que interpretou Stephen Wraysford( Os Pilares da Terra) e pela atriz francesa Clémence Poésy (mais conhecida por Harry Potter) interpretando a casada Isabelle Azaire.

18DE NOVEMBRO - SEGUNDA FEIRA - 19H
BIRD SONG - CAPITULO 2/2
SINOPSE: Toda a produção retrata uma relação muito intensa, de um casal que se vê perdidamente apaixonados no período de pré-guerra na França. A história mostra os horrores da guerra, na França, através de trincheiras onde Wraysford acaba tendo que servir como oficial de infantaria do exército britânico Vencedor do BAFTA Awards 2012
ELENCO: Eddie Redmayne, Richard Madden, Joseph Mawle, Matthew Goode e Clémence Poésy
GENERO: Drama histórico

25 DE NOVEMBRO - SEGUNDA FEIRA - 19H
GOETHE ! (2010, Alemanha/ Philipp Stölz)
SINOPSE: O filme Goethe! Retrata a luta entre a razão e o sentimento, através da história juvenil de um dos autores mais importantes da Alemanha, que influenciou, com sua personalidade e sua obra, a construção do romantismo alemão e europeu: Johann Wolfgang von Goethe, interpretado magistralmente por Alexander Fehling (Bastardos Inglórios), que incorpora o personagem com a paixão precoce que se requer para nadar nas águas da razão e do sentimento arrebatado. Um filme de época muito bem recriado, atuações magníficas, paixões e poderes da razão que visam esmagar o sentimento. Leve e ao mesmo tempo dramático e profundo, Goethe! nos aproxima, de forma magistral, de um dos grandes poetas da Alemanha e do mundo, o que acaba transformando-se no grande trunfo do filme.
GENERO: Drama histórico

CINE CLUBE FRANCÊS SEXTAS FEIRAS - 19H

10. DE NOVEMBRO - SEXTA FEIRA - 19H
MÖBIUS (Quebra de Conduta, 2012, França / Bélgica / Luxemburgo, Eric Rochant )
SINOPSE: Grégory Lioubov (Jean Dujardin) é um agente secreto que trabalha para o governo russo. Ele é enviado a Mônaco para investigar as ações sigilosas de um poderoso empresário. Alice (Cécile de France), uma especialista das finanças, é contratada para integrar a equipe e se infiltrar no local, mas Grégory começa a suspeitar que ela está trabalhando para o inimigo. Ele precisa então se aproximar dela e conhecê-la melhor. Os dois acabam se envolvendo em uma paixão perigosa, capaz de destruir a carreira de ambos.
ELENCO: Jean Dujardin ("O Artista"), Cécile de France
GÊNERO: Drama / Thriller 11 DE OUTUBRO - SEXTA FEIRA - 19H

08 DE NOVEMBRO - SEXTA FEIRA - 19H
CAMILLE CLAUDEL 1915 (2013, França, Bruno Dumont )
SINOPSE: Camille Claudel, 1915, o novo filme do cineasta Bruno Dumont, narra o período de internamento da escultora Camille Claudel num asilo para doentes psiquiátricos no início do século XX. Assistente e, depois, amante de Auguste Rodin, Camille foi desprezada pela sociedade parisiense. Quando o relacionamento terminou, Camille entrou numa espiral de depressão e loucura da qual nunca mais conseguiu sair, tendo sido internada pelo irmão, o escritor Paul Claudel, num manicómio onde viveria 30 anos... o resto da sua vida. Livremente inspirado na correspondência e registos médicos da escultora e também nas obras e correspondência do seu irmão, Camille Claudel, 1915 foi selecionado para a Competição do último Festival de Cinema de Berlim, onde recolheu elogios da crítica internacional.
ELENCO: Juliette Binoche, Jean-Luc Vincent, Emmanuel Kauffman
GÊNERO: Drama biográfico

22 DE NOVEMBRO - SEXTA FEIRA - 19H
LE SKYLAB (O verão do Skylab, 2011 França, Julie Delpy)
SINOPSE: Família. Eu tenho uma, você tem outra, todos temos. Mas será que cada um conhece sua família verdadeiramente? O Verão do Skylab, filme de Julie Delpy, foca nisso, em uma família que se reúne para comemorar um aniversário. E acabamos conhecendo de um jeito mais profundo os sentimentos e desejos de cada membro que compõe essa família. Enquanto as notícias da televisão falavam sobre a queda do satélite Skylab, a família reunida passa uma estadia divertida, mas que cedo ou tarde mostra o pior lado de todos.
GÊNERO: Comédia dramática
ELENCO: Bernadette Lafont, Emmanuelle Riva, Eric Elmosnino e Julie Delpy

29 DE NOVEMBRO - SEXTA FEIRA - 19H
DE L’AUTRE CÔTÉ DU PÉRIPH (2013, França, David Charhon )
SINOPSE: Quando Eponime Chaligny, esposa de um influente multimilionário considerado o maior patrão da França, é encontrada morta em Bobigny, um bairro nos subúrbios de Paris, dois mundos radicalmente opostos vão cruzar-se. Para investigar o caso, François Monge (Laurent Lafitte), capitão da famosa polícia criminal de Paris, vê-se obrigado a trabalhar em equipe com Ousmane Diakite (Omar Sy), policial de Bobigny. A investigação vai leva-los ora a Paris e ao seu sindicato de patrões, ora ao subúrbio de Bobigny e aos seus negócios clandestinos...
ELENCO: Omar Sy, Laurent Lafitte e Sabrina Ouazani
GÉNERO: Ação /Thriller Comédia

O CINE CLUBE CEAC nasceu da paixão pelo cinema das idealizadoras do CEAC – CENTRO DE ESTUDOS SOBRE O ATUAL E O COTIDIANO. Tem como objetivo exibir filmes do chamado circuito de arte, para formar um público de apreciadores de cinema e difundir a cultura cinematográfica, associada a uma abordagem pedagógica. Sua proposta é privilegiar filmes de difícil acesso aos que vivem em Petropolis, uma cidade carente de salas de exibição para filmes do chamado “circuito de arte” ou “não comercial”. Os filmes exibidos pelo CINE CLUBE CEAC são organizados em ciclos temáticos, focando um assunto, um movimento artístico ou um diretor, visando permitir à audiência a construção de uma visão de conjunto sobre o tema tratado. Após cada sessão, um debate, - coordenado pela Profa. Dra. MARÍLIA DANTAS e/ou pela Prof. LILIA OLMEDO MONTEIRO -, com degustação de vinho -, é estimulado para discutir o filme e suas interpretações, além de dar informações sobre sua importância histórica e seu diretor. CINEMA + DEBATE + VINHO = 15,00 Cinema + Debate = 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário