Conjunto Anima & Cuore e Conjunto Sacra Vox se apresentam no próximo domingo
A tarde do próximo domingo (05/07) no Museu Imperial será, mais uma vez, abrilhantada pela apresentação do Conjunto Anima & Cuore da Universidade Católica de Petrópolis. O 4º concerto da temporada contará também com a participação do Conjunto Sacra Vox da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação será, às 16h, na Sala da Batalha. Os ingressos, limitados, podem ser retirados na bilheteria do Museu.
O Concerto tem direção do maestro Antônio Gastão e da maestrina Valéria Matos, que também vai reger a apresentação. No programa, baseado na música sacra, estarão canções de Joaquim P. Souza Bonsucesso, João de Deus de Castro Lobo, José J. Emerico Lobo de Mesquita e J. S. Bach.
Na primeira parte do espetáculo, os solistas Manuela Vieira (soprano), Leonardo Siqueira (tenor) e Breno Quinderé (baixo) vão apresentar “Antífona de São Joaquim”, de Joaquim P. Souza Bonsucesso, que viveu entre os anos de 1780 e 1842. Em seguida, o público será contemplado com “Salve Sancte Pater”, de João de deus de Castro Lobo (1794 – 1832), na voz da soprano Fabiola Carvalho. Na terceira parte do programa, a soprano Vera Prodan e o tenor José Emmanuel vão apresentar “Antíphona de Nossa Senhora”, de José J. Emerico Lobo de Mesquita (1746 – 1806). O concerto será encerrado com a “Cantata nº 106”, de Bach, com apresentação dos solistas Aline Réa (contralto), Rafael Cherene (tenor) e Gabriel Szanto (barítono).
A entrada no concerto é gratuita. Os interessados devem retirar os ingressos antecipadamente na bilheteria do Museu Imperial. Os ingressos estarão disponíveis de quinta-feira (02/07) a domingo (05/06), das 11h às 17h30.
Ficha técnica
Direção: Antônio Gastão e Valéria Matos
Regência: Valéria Matos
Preparação Vocal: Aline Réa
Organista: Eduardo Antonello
Instrumentistas - CONJUNTO ANIMA E CUORE DA UCP
Antônio Gastão - flauta-doce
Frederico Kochem - flauta, oboé e flauta-doce
Jaqueline Rosa - violino
João Gabriel Gomes - flauta
Lylian Romero - violoncelo
Maicon Schmidt - viola
Marcelo Teixeira - Trompa
Miguel Maia - violino
Rodolfo Braga - viola
Wilson Gualberto - Trompa
Cantores - Conjunto Sacra Vox
Soprano: Fabiola Carvalho, Flavia Almeida, Manuela Vieira, Vera Prodan;
Mezzo soprano: Aline Rea, Marcela Gonçalves, Noeli Mello.
Tenores: José Emanuel, Leonardo Siqueira, Rafael Cherene, Rafael Lima.
Baixos: Breno Quinderé, Eduardo Antonello, Felipe Habib, Gabriel Szanto, Patrick Oliveira.
Conjunto Sacra Vox
Fundado em 1998 pela professora Vera Prodan, o conjunto iniciou sua atuação na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). Conta, em seu currículo, com dezenas de apresentações em teatros, salas de concerto, igrejas e centros culturais no Rio de Janeiro. Integra séries musicais e festivais internacionais em vários Estados brasileiros. Em 2006 lançou o CD Música Coral Sacra Contemporânea Brasileira. O conjunto obteve sucesso de crítica em seu CD e na participação da XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, como se constata:
“A interpretação me pareceu ter ao mesmo tempo delicadeza e força expressiva, sem ser agressiva em momento algum, o que nem sempre se observa em gravações desse tipo.” (Paulo Castagna, 2007)
“Prestes a completar 10 anos e dono de uma confortável versatilidade de interpretação, o SacraVox ampliou seu repertório ao ponto de dar conta da música barroca à moderna com a mesma substancialidade.” (Revista Continente, Agenda Música, Out 2007)
O Conjunto de Câmara Sacra Vox visa divulgar obras sacras de compositores brasileiros e estrangeiros do barroco ao contemporâneo e ampliar o interesse do público pela música erudita, através de concertos em espaços tradicionais e apresentações didáticas em espaços educativos.
Atualmente, o Conjunto é integrado por 16 cantores, conta com a orientação técnica vocal de Aline Réa e a direção de Valéria Matos.
Contato: E-mail: accoral@gbl.com.br , acc.coral@gmail.com
Valéria Matos
Regente
É mestre em regência, tendo sua formação em regência coral realizada na Universidade de Música de Karlsruhe – Alemanha, estudos de regência nos Seminários de Música Pró Arte e Cursos Internacionais de Regência Coral Pró Arte, ministrados por Kees Rotteveel (Holanda) e John Pool (Inglaterra). Na Europa freqüentou curso especial de regência coral com Tönu Kaljuste – Estônia.
É professora do curso de graduação em regência coral na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e tem participado como professora e regente em Oficinas e Festivais Internacionais em diversos Estados brasileiros.
É regente dos Corais da Associação de Canto Coral e do Conjunto de Câmara Sacra Vox, da Escola de Música da UFRJ.
SERVIÇO:
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário