quinta-feira, 30 de julho de 2009

DEPUTDO FEDERAL FERNANDO GABEIRA E VEREADOR THIAGO DAMACENO SE REUNEM COM MORADORES DACOMUNIDADE DO BONFIM

Na última quarta-feira (28.07), o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) e o vereador Thiago Damaceno (PV) estiveram reunidos com membros da Comunidade Rural do Bonfim. O objetivo do evento foi apresentar as propostas dos moradores aos parlamentares, pois a questão da redelimitação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) ainda não está definida. Ambos estão engajados na defesa dos interesses das famílias residentes na localidade e pretendem intervir, cada qual em sua atribuição, para que exista um acordo favorável com as entidades responsáveis sobre a questão.

Gabeira e Damaceno ouviram as reivindicações dos moradores, que temem ter suas terras desapropriadas e continuam se sentindo pressionados pela direção do parque. O deputado federal disse que “é prioritário um entendimento racional e benéfico para aquelas pessoas que ajudam a preservar o parque. Esses moradores já estão inseridos na área e sabem melhor do que ninguém as necessidades de se manter um projeto de desenvolvimento sustentável para a localidade. Vou buscar dentro da minha ação parlamentar, levar ao conhecimento das entidades responsáveis as reivindicações dos moradores. Temos que avançar no campo do debate construtivo, para que não existam perdas e não aconteça aqui uma sobreposição de forças, com a desapropriação de áreas produtivas”, ressaltou Gabeira.

“A direção do parque precisa ter sensibilidade para que não haja nenhum tipo de ação prejudicial às famílias que aqui trabalham e residem. Essa área é uma das mais bonitas e preservadas da cidade, por isso é necessário que a questão seja amplamente debatida. Como vereador, vou procurar sensibilizar ainda mais o Executivo para que exista uma participação efetiva na questão. Conto com o apoio do deputado Gabeira na defesa dos direitos da população do Bonfim e espero poder ajudar da melhor forma possível”, afirmou Damaceno.

Em fevereiro, em uma reunião ocorrida na sede do Parnaso, em Teresópolis, foi apresentado um mapa com os limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a proposta de redelimitação formulada pelas entidades locais do Bonfim. Na área de exclusão pretendida existem: 170 famílias, 400 pessoas, 80 produtores rurais, 04 pousadas, 01 empresa de turismo de aventura, vários artesãos, 01 igreja, 01 escola rural e 01 seção eleitoral.

Também foi exposto pelos representantes do Bonfim o projeto de contrapartida da comunidade, que inclui construir uma guarita no limite sugerido; vigiar e informar ações danosas na zona de amortecimento decorrente; desenvolver um pacto sócio-territorial e desenvolver um projeto em agroecologia e desenvolvimento sustentável, fundamental para a manutenção da viabilidade econômica, social e ambiental dos produtores rurais possa ser concretizado.

“São pessoas que já residem no local há mais de 20 anos, com títulos de propriedade registrados em seus nomes. Várias áreas nunca foram adquiridas de fato pelo governo federal ou por qualquer outra entidade nacional. A solução precisa ser feita de modo justo. Vou levantar novamente esse problema na Câmara e aglutinar forças para que a resolução deste conflito aconteça com a maior brevidade possível. Tenho certeza que existirá uma definição em prol da comunidade”, finalizou Damaceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário