segunda-feira, 27 de julho de 2009

O ESTRANGEIRO

Guilherme Leme encena obra de Camus com direção inédita de Vera Holtz e um desafio para o iluminador Maneco Quinderé, pois o Sol é um dos personagens

O Festival de Inverno do Sesc Rio inicia sua última semana de espetáculos com um convite ao mundo de Albert Camus, autor de “O Estrangeiro” (1942), um de seus mais famosos livros. Quem estará no palco é Guilherme Leme, dirigido por ninguém menos que Vera Holtz. O espetáculo "O Estrangeiro", será nesta terça (28/07), às 19 horas, no Café Concerto do Sesc Quitandinha.

Tudo começou na Dinamarca, onde Guilherme e Vera Holtz foram passar o Natal há dois anos. Lá conheceram a versão do ator, diretor e amigo dinamarquês Morten Kirk Skov. “O Morten já tinha montado a peça e me deu pra ler a adaptação. Eu já gostava do livro e fiquei encantado com a possibilidade de levar O Estrangeiro aos palcos”, conta Guilherme.

O processo levou dois anos de maturação com leituras dramatizadas para amigos e público. Guilherme realizou uma primeira leitura na Casa da Gávea com direção de Vera Holtz. Em Brasília, fez uma leitura dramatizada com encenação dos irmãos Guimarães no teatro da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. E, recentemente, uma leitura para o público na Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade, em São Paulo. Teve também alguns encontros de processo criativo com a amiga e diretora Monique Gardenberg, o filósofo Fernando Muniz e o jornalista e crítico literário Manoel da Costa Pinto. “É como se eu tivesse feito alguns workshops pelo Brasil até chegar o ponto de estrear mesmo, como uma fruta que amadurece, então chamei a Vera para me ajudar na direção, já que ela estava presente no ponto inicial da história”, explica Leme.

Mesmo cheia de compromissos na tv, Vera Holtz aceitou o desafio de dirigir o amigo. “Aceitei dirigir o Guilherme porque somos amigos há 20 anos e existe uma cumplicidade muito grande entre nós. Já trabalhamos juntos na tv e no palco, mas agora posso exercer um outro olhar, ver o Guilherme de fora”, explica. “Não tenho a pretensão de ser uma diretora, que considero quase uma entidade. Disse ao Guilherme que ele cuida da parte da encenação e eu dirijo o ator porque gosto muito da interpretação”, explica Vera, que está gostando do que ela chama de “exercício teatral”.

Outro desafiado nesta história é o consagrado iluminador Maneco Quinderé. Guilherme explica: “O Sol é fundamental no livro do Camus, o Sol é na verdade um personagem da história e eu queria contracenar com o Sol na peça. Cheguei pro Maneco e falei. Você não vai iluminar, você vai atuar comigo em O Estrangeiro. E o Maneco também aceitou sua primeira participação como iluminador/ator”. Completam a ficha técnica a jovem e talentosa cenógrafa, Aurora dos Campos, de A Forma das Coisas e Os Quartos de Tenesse, além da trilha incidental criada por Marcelo H.

Sinopse

Meursault, o personagem de O Estrangeiro, leva uma vida banal; recebe a notícia da morte da mãe, comete um crime, é preso, julgado, tudo gratuitamente, sem sentido, sendo assim mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da História. Seu drama pode ser lido como o drama de qualquer pessoa do seu século, que se depara com o Absurdo, ponto central da obra de Camus.

Na trama, Meursault não encontra explicação nem consolo para o que acontece em sua trajetória, tudo acontece à sua revelia e nada faz o menor sentido. Ele não acha explicação na fé, religião ou ideologia, não tem onde se amparar. O que pode ser visto como uma vantagem: esse homem é livre, pode se fazer a si mesmo, sua vida está em aberto. Ele se depara, e se angustia, diante da Liberdade e do Absurdo, e quando descobre que essas duas condições são intrínsecas, finalmente encontra a paz. “Além de ser uma narrativa seca das desventuras de Meursault, condenado à morte por matar um árabe, é também uma autobiografia de todo mundo, do homem contemporâneo”, conclui Guilherme Leme.

Ficha Técnica:

Texto: Albert Camus

Adaptação: Morten Kirkskov

Tradução: Liane Lazoski

Direção: Vera Holtz e Guilherme Leme

Interpretação: Guilherme Leme

Iluminação: Maneco Quinderé

Cenografia: Aurora dos Campos

Trilha e Música Incidental: Marcelo H

Produção: Galharufa Produções

Serviço

O Estrangeiro

28/07 – 19h – Café Concerto, Sesc Quitandinha

Classificação etária: 14 anos

Duração: 1 hora e 10 minutos

SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio

Apoio: Sistema Fecomércio- RJ

Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário