segunda-feira, 27 de julho de 2009

ANA BOTAFOGO E LILIAN BARRETO


Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,
são eternos como é a natureza.

Pablo Neruda

A parceria entre a bailarina Ana Botafogo e a pianista Lilian Barretto já rendeu momentos inesquecíveis para a arte brasileira. Agora, as artistas – que estão entre as mais celebradas de suas áreas no País – prometem surpreender novamente, ao unir a música de mestres como Vivaldi, Tchaikovsky e Villa-Lobos aos movimentos do consagrado coreógrafo argentino Luis Arrieta, para falar das quatro estações do ano. Suíte Floral, as quatro estações estreia no Festival de Inverno Sesc Rio em Petrópolis, no próximo dia 28 de julho às 21h, no Teatro Quitandinha.

O novo espetáculo tem o patrocínio exclusivo do Sesc e direção geral de Luis Arrieta. O artista também assina as coreografias, ao lado de Hélio Bejani. Juntos, eles trabalharam sobre as músicas de Vivaldi, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Piazzolla e Tom Jobim, para falar das quatro estações como um fenômeno da natureza e das emoções humanas que nascem e renascem a cada dia, a cada estação. As coreografias foram criadas especialmente para este programa e promovem uma reflexão sobre o tempo, a natureza, o ser humano e o amor.

Desde 1992, Ana Botafogo e Lilian Barretto trabalham em parceria em espetáculos de música e dança. As duas apresentaram Concertos Coreográficos, Ana BotafogoIn Concert e Três Momentos do Amor, por exemplo, em diversas cidades brasileiras. Em Suíte Floral, elas terão ainda a companhia do bailarino JOSENY COUTINHO, do gaitista JOSÉ STANECK, do violoncelista HUGO PILGER e do percussionista ANDRÉ “BOXEXA”. Iluminação de Paulo César Medeiros e produção executiva de Luca Loureiro e Inês Pedroza.

PROGRAMA

PRIMAVERA

Idílio na Rede (Suíte Floral) – Villa-Lobos

Coreografia: L. Arrieta

Abril (As Estações) - Tchaikovsky

Coreografia: H. Bejani

VERÃO

Verão (3º mov. Presto–As quatro Estações) – Vivaldi

Summertime (Porgy and Bess) – Gershwin

Águas de março – Tom Jobim

Coreografias: L. Arrieta

OUTONO

Outono Portenho As quatro estações portenhas) – Piazzolla

Coreografia: H. Bejani

Outubro (As Estações) – Tchaikovsly

Coreografia: L. Arrieta

INVERNO

Agosto (As Estações) – Tchaikovsky

Inverno (As quatro estações) – Adágio - Vivaldi

Inverno Portenho (As quatro estações portenhas)– Piazzolla

Apenas um coração solitário – Tchaikovsky

Coreografias: L. Arrieta

PRIMAVERA

Eu sei que vou te amar – Tom Jobim/Vinicius de Moraes

Coreografia: L. Arrieta e H. Bejani

Primavera Portenha (As quatro estações portenhas) – Piazzolla

Coreografia: L. Arrieta

INTÉRPRETES

ANA BOTAFOGO - primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é hoje o maior nome da dança no Brasil, por sua técnica, versatilidade e enorme carisma. Iniciou sua carreira no Ballet de Marselha, de Rolland Petit. Embora tenha dançado e ainda continue dançando em numerosas casas na Europa, América do Norte e América Latina, optou por desenvolver sua carreira no Brasil, onde começou como bailarina principal no Teatro Guaíra, a seguir na Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, como primeira-bailarina do Municipal do Rio. Seu repertório de produções completas inclui, entre outras, D. Quixote, Lago dos Cisnes, La Fille Mal Gardée, O Quebra-Nozes, Romeu e Julieta, Giselle, La Sylphide. Como artista convidada, já dançou com a Sadlers' Wells Royal Ballet (UK), Ballet Nacional de Cuba, Ballet Dell'Opera di Roma, entre muitas outras companhias; entre seuspartners estão Julio Bocca, Fernando Bujones, Lázaro Carreño, Jean-Yves Lormeau, Richard Cragun, José Manuel Carreño, entre muitos outros. Multipremiada (com o Troféu Mambembe e a comenda de Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres pelo governo francês, entre outros prêmios), Ana Botafogo é uma unanimidade de público e crítica.

LILIAN BARRETTO - Estudou no Brasil com Gilberto Tinetti, Glória Maria Fonseca Costa e Jacques Klein. No exterior, fez parte da classe do prof. Jan Ekier, na Escola Superior de Música de Varsóvia, Polônia, entre 1969 e 1970. Foi vencedora de inúmeros Concursos Nacionais de Piano. Recebeu do Ministério da Cultura da Polônia a Medalha de Ordem ao Mérito em 1984. Neste mesmo ano, participou do Congresso de Mulheres Musicistas em Paris e, por dois anos consecutivos, realizou estágio de produção artística na Royal Opera House, em Londres. Além de sua carreira como solista e camerista, foi diretora da Sala Cecília Meireles e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No Brasil, tocou sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Simon Blech, David Machado, Roberto Duarte, Diogo Pacheco, Alceu Bocchino, Thomas Conlin e muitos outros. Como camerista, realiza intensa atividade, tendo tocado com a violinista russa Nina Beilina, o Quarteto de Colônia, o tenor Aldo Baldin, o oboista Alex Klein, e o bandoneonista argentino Daniel Binelli, além do duo permanente com o violinista Paulo Bosisio. Nos últimos anos tem-se apresentado nos festivais de Grottamare, Rapallo, Amiata Piano Festival (Itália), Château de La Follie (Bélgica) e Musée Debussy (França).

Serviço

Suíte Flora, as quatro estações – 28/07 - 21h – Teatro Quitandinha

SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio

Apoio: Sistema Fecomércio- RJ

Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário