quarta-feira, 15 de julho de 2009

JAZZ 6 COM LUIS FERNANDO VERISSIMO NA TURNÊ DO CD FOUR

O Jazz 6 reúne quatro músicos profissionais e um quinto artista completo que se tornou a sensação do grupo: nada menos que o escritor Luis Fernando Verissimo. O grupo é a atração desta quinta, 16 de julho, às 19 horas, no ambiente do Café Concerto do Sesc Quitandinha, dentro da programação do Festival de Inverno do Sesc Rio.

Four - Pode até nem soar original o nome do novo CD da banda Jazz 6, mesmo porque são cinco os integrantes do grupo – ou seja, nem quatro nem seis – mas Luis Fernando Verissimo, um dos escritores mais queridos do Brasil, amante das letras e das notas, explica: “Four é nosso quarto CD, e porque uma das suas músicas é o clássico “Four”, do Miles Davis.” E continua: “Four tem a vantagem de ser curto, e vai como uma homenagem ao Miles, autor do também ótimo “Tune up”.

Depois do terceiro CD, A Bossa do Jazz (2003), “uma homenagem distraída a Tom Jobim”, a banda ficou menor, mas o nome continuou o mesmo, o que garante, nas palavras de Verissimo, o ineditismo. “Somos o único sexteto com cinco figurantes do mundo. Quatro deles – olha o quatro outra vez – são músicos excepcionais. Há 12 anos compartilho com eles o gosto pelo jazz de várias épocas e a boa música brasileira, tão bem representados neste CD. Tem sido uma honra e um prazer”, diz, acreditando mesmo que o que faz com o sax alto desde os 17 anos continua ainda uma brincadeira, e um grande prazer.

A idéia de fazer um conjunto de jazz veio do contrabaixista profissional Jorge Gerhardt, em 1995. Verissimo e Gerhardt dividem o gosto comum pelo jazz e pela bossa nova com Luiz Fernando Rocha, no trompete e flugelhorn; Adão Pinheiro, no piano; e Gilberto Lima, na bateria. Eles surpreendem pelo improviso e pela desenvoltura ao mesclar o estilo jazzístico ao balanço brasileiro.

O grupo acredita que o jazz norte-americano e a música brasileira dos anos 60 têm estilos parecidos e a integração entre os dois gêneros resulta em “uma mistura de muito bom tom”. Verissimo aprendeu a gostar do jazz quando, aos 16 anos, foi morar com os pais em Washington. Uma vez na terra do jazz, queria mesmo era aprender a tocar trompete como o ídolo Louis Armstrong. Mas acabou caindo no sax alto porque na escola em que se matriculou só havia um sax para emprestar. Como nas letras, a música também “foi por acaso”.

Fiel ao estilo original, Four traz preciosidades da música brasileira como “Vivo Sonhando”, de Tom Jobim; “Samba de Verão”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle; “A rã”, de João Donato e Caetano Veloso; e “Se eu quiser falar com Deus”, de Gilberto Gil. Interpreta, ainda, composições de alguns grandes nomes do Jazz internacional: “Tune up” (Miles Davis); “Four” (Miles Davis e Jon Hendricks); “Blues for Ig” (Gary Campbell); “Fantasy For drums” (Ramsey Lewis); “Just Friends” (John Kleener)”; “Don’t get around much anymore” (Duke Ellington e Bert Berns); “Who’s sorry now” (Tedy Snyder); e “Caravan” (Irving Mills, Duke Ellington e Juan Tizol).

Discografia Jazz 6:
Agora é Hora (1998)
Speak low (2001)
A Bossa do Jazz (2003)

Serviço
16/7 - 19h - Café Concerto - Quitandinha JAZZ 6 Sexteto com cinco integrantes: o escritor Luis Fernando Verissimo (baixo), Jorge Gerhardt (baixo), Luiz Fernando Rocha (trompete e flugelhorn), Adão Pinheiro (piano) e Gilberto Lima (bateria) surpreendem pela desenvoltura ao mesclar o estilo jazzístico ao balanço brasileiro. 12 anos.
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário