quarta-feira, 22 de julho de 2009

ESPETÁCULO FALADORES COM A CIA. MARIO NASCIMENTO

A Cia. Mário Nascimento mostra pela primeira vez seu mais novo espetáculo “Faladores” no Teatro Quitandinha, nesta quarta (22/07), às 21 horas. A direção e coreografia são do próprio Mário Nascimento, trilha sonora de Fábio Cardia e assistência de direção e de coreografia de Rosa Antuña.

Em “Faladores“, o grupo pesquisou uma “linguagem” própria de comunicação com códigos sonoros e criação de palavras – Eh momoá! A xi a ché! – num dialeto inventado, o “momoês”, que transita pelo espetáculo assim como o português, alemão, inglês, espanhol e francês.
O trabalho buscou fundamentos teóricos e conceituais em autores como Paul Zumthor (“Performance, Recepção e Leitura”) e Yoshi Oida (“O Ator Invisível”). O espetáculo, inclusive, registra um pequeno trecho do capítulo 4 – A Fala – do livro de Oida.

Em cena, oito artistas influenciados pela dança, música e teatro, buscam dialogar entre si e com o público, utilizando a arte como seu meio de comunicação. “Faladores” aborda o tema oralidade, trazendo para a cena diversas formas de comunicação através do som, da música, da palavra, poesia, dança, ação e movimento. A necessidade do homem em se expressar e, apesar das barreiras, se fazer entender. A arte como seu principal objetivo: comunicar.

A Cia Mário Nascimento foi criada em São Paulo, em 1998, pelo coreógrafo Mário Nascimento e o compositor Fábio Cardia. Estreou seu primeiro trabalho “Escapada” no Centro Cultural São Paulo. A obra deu à Nascimento o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte - 1998) como melhor coreógrafo.

O Centro Cultural São Paulo, no ano 2000, também deu lugar à estreia do seguinte trabalho da CIA MN : “Trovador”. A mudança da cia para Belo Horizonte (MG) se deu em 2002 e contou com o apoio logístico da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Em 2004, com o prêmio Rumos Dança Itaú Cultural a Cia MN criou o espetáculo “Escambo”, com trilha sonora de Fábio Cardia e estreia no Teatro Itaú Cultural. “Escambo” rendeu à cia, no 1° Prêmio Usiminas/Sinparc 2004 em Belo Horizonte, o prêmio de melhor coreógrafo a Nascimento, melhor bailarina a Rosa Antuña e bailarino(a) revelação a Cristiano Bacelar e Thaïs França.

Em 2005, A CIA MN criou seu novo espetáculo “Do Ritmo ao Caos” com estreia pelo FID (Fórum Internacional de Dança) no Teatro Sesiminas em Belo Horizonte. Prêmio Usiminas/Sinparc 2005 para Aretha Maciel como melhor bailarina. Em 2007 estreia “O Rebento” no SESC Santana, em São Paulo, com o apoio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna .

Em 2008, com patrocínio da PETROBRAS, a CIA MN estreia “Faladores”, a mais nova coreografia de Mário Nascimento. No elenco André Rosa, Daphne Chequer, Joana Wanner, José Villaça, Mariel Godoy, Marco Túlio Ornellas, Mário Nascimento, Rosa Antuña, Thaïs França e Vanilton Lakka.

Serviço
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário