sexta-feira, 31 de julho de 2009

O BANDO GIGANTES LIRA EM A LIRA DOS GIGANTESs

“A Lira dos Gigantes” é uma orquestra composta por quatro cantoras/coristas e quatro músicos munidos de violão, cavaquinho, flauta transversa, sax e bateria. Eles se apresentam neste sábado, 1º de agosto, às 19 horas, no CaféConcerto Quitandinha.

O grupo resgata o lírico das pastorinhas com visíveis citações às vedetes e coristas do teatro de revista. O repertório dedicado aos amores de carnaval, dá ênfase ao clássico triângulo do Arlequim, Pierrô e Colombina, com canções datadas no início do século passado até as mais contemporâneas.
Com essas características, “A Lira dos Gigantes” descortina o apaixonante universo lúdico das marchinhas carnavalescas, até há pouco tempo adormecidas e, junto a outros segmentos do aquecido carnaval de rua carioca, transforma esse cancioneiro em uma vertente musical contemporânea de grande abrangência.

Buscando na fonte de grandiosos compositores como Noel Rosa, Heitor dos Prazeres, Ari Barroso, Lamartine Babo, Zé Ketti, Adoniran Barbosa, João de Barro e Chico Buarque, o show ativa a memória e restitui sentimentos e emoções, dirigindo-se a público de todas as idades.

“A Lira dos Gigantes” tem roteiro e direção de Yeda Dantas e é uma ramificação do movimento lírico-circense “Gigantes da Lira”, com base no homônimo bloco do folião mirim. Com sua forma brejeira de cantar, a orquestra ganhou grande repercussão no Carnaval Carioca desde 2004, em elogiadas apresentações na Fundição Progresso, Espaço Cultural Sérgio Porto, Teatro Odisséia, Cine Odeon BR, diversas apresentações nos Bailes do Gigantes da Lira no Circo Voador e no Festival de Inverno do Sesc em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Equipe
Direção musical - Thiago Assis
Preparação vocal - Taiana Machado
Arranjos – Joana Saraiva, Rafael Meire e Thiago Assis
Concepção do grupo, roteiro e direção do espetáculo - Yeda Dantas
Assistentes de produção – Cristiana Brasil e Jefferson Barbosa
Direção de Produção – Yeda Dantas
Cantoras - Mariana Serra
Fernanda Lopes
Juliana Maia e
Taiana Machado
Músicos - Joana Saraiva – Flauta transversa e saxofone
Ygor Higa – bateria
Rafael Meire – Violão de 7 cordas
Thiago Assis – Cavaquinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário