sexta-feira, 17 de julho de 2009

ENSINA-ME A VIVER



Com direção de João Falcão, Glória Menezes comemora 52 anos de carreira no palco do Sesc Quitandinha

O primeiro final de semana do Festival de Inverno do Sesc Rio traz ao Sesc Quitandinha uma dama da televisão e do teatro brasileiro: Glória Menezes interpreta Maude, uma senhora de 80 anos, ao lado de Arlindo Lopes e grande elenco, na peçaEnsina-me a Viver, e aproveita para comemorar 52 anos de carreira na serra. O espetáculo será no sábado (18/07), às 21 horas, e domingo (19/07), às 20 horas, no Teatro Quitandinha.

Ensina-me a Viver é uma das mais inusitadas e emocionantes histórias de amor do século XX. É a adaptação teatral do filme “Harold and Maude”, estrondoso sucesso de público e crítica, assinado por Coling Higgins. A tradução para o português é de ninguém menos que Millôr Fernandes.

Quando assistiu ao filme pela primeira vez, na década de 70, Glória Menezes chegou a duvidar que um dia conseguiria fazer a personagem. Trinta anos depois, ela aceitou o desafio de viver essa jovem senhora que com suas travessuras, irreverências e muita sabedoria, ensina a todos a viver.

Sinopse: A peça narra o encontro amoroso entre Harold, um “senhor” de quase 20 anos, obcecado pela morte, e Maude, uma “menina” de quase oitenta anos, apaixonada pela vida. Sensível, inteligente e rico, Harold não conheceu o pai. Convive com uma mãe indiferente e autoritária, numa relação desprovida de qualquer contato afetuoso. Atormentado, Harold tenta chamar a atenção materna simulando tragicômicas tentativas de suicídio. A quase octogenária Maude, ao contrário, tem uma paixão incomparável pela vida. Aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último.

O contato entre esses dois não poderia ser mais inusitado e improvável, mas quando se encontram, a sintonia é imediata. Maude, cheia de alegria e positividade, ensina ao deslocado Harold os prazeres da vida e da liberdade.

Ensina-me a Viver é uma tocante e bem-humorada história de descobertas, que leva o espectador a acreditar que simplificar a vida é o melhor caminho e que o amor continua sendo o melhor remédio.

Equipe: Treze personagens, representados por nove atores, abraçados pela encenação poética de João Falcão, um dos mais talentosos encenadores brasileiros da atualidade. À frente de grandes projetos em teatro, TV e cinema, João prima pela capacidade de modernizar os clássicos, sem perder em sensibilidade e o lirismo. Suas obras, sempre autorais e contemporâneas, fazem dele um dos mais respeitados diretores de sua geração.

O ator Arlindo Lopes, idealizador do projeto, guiado pelo desejo de viver esta história e interpretar Harold, encontrou na tradução inédita de Millôr Fernandes a sensibilidade e humor, aproximando o texto teatral de sua versão cinematográfica, referência para muitas gerações.
A direção de produção é de Maria Siman, responsável por produções de grande sucesso como “Virgolino e Maria – Auto de Angicos”, “O Pequeno Príncipe”, “Divã”, “Mais Uma Vez Amor”, “Alice no País das Maravilhas”, “Beijo no Asfalto”, “Duas X Pinter”, entre outros.
FICHA TÉCNICA:
Texto: COLIN HIGGINS / Tradução: MILLÔR FERNANDES
Direção: JOÃO FALCÃO
Elenco: GLÓRIA MENEZES – Maude
ARLINDO LOPES - Harold
STELLA MARIA RODRIGUES – Helena Chasen
FERNANDA DE FREITAS – Silvia Gazela, Nancy, Dora Alegria
ANTONIO FRAGOSO – Tio Vitor, Dr. Matias, Padre Finney,
Inspetor Marcos e Caçapa.
Elenco de Apoio: GUILHERME SIMAN, VERÔNICA VALENTIM
WALISON SOUZA
Cenografia: SÉRGIO MARIMBA / Figurino: KIKA LOPES
Iluminação: RENATO MACHADO / Trilha Sonora: RODRIGO PENNA
Projeto Gráfico: DULCE LOBO
Assistente Direção e Direção de movimentos: DUDA MAIA
SERVIÇO
18 /7, 21h e 19/7, 20h - Teatro QuitandinhaENSINA-ME A VIVER Com direção de João Falcão, Glória Menezes interpreta Maude, uma senhora de 80 anos que vive uma das mais inusitadas e emocionantes histórias de amor do século XX. 12 anos.
Ingressos para os espetáculos: a partir das 9h da manhã, no dia das apresentações.
SESC Quitandinha – Av. Joaquim Rolla 2
www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário