quarta-feira, 29 de julho de 2009

“ESPIA UMA MULHER QUE SE MATA”

Baseado no clássico «Tio Vania» de Anton Tchekov, o espetáculo “Espia uma Mulher que se Mata” é uma releitura contemporânea do texto original onde Daniel Veronese, importante diretor/dramaturgo argentino, foca sua visão nos dramas e nas relações familiares, nas quais a intimidade provoca faíscas, desnuda relações humanas, aprofundando ainda mais as questões sempre atuais propostas pelo texto original. O espetáculo será apresentado no Teatro Quitandinha nesta quinta, dia 30 de julho, às 21 horas. No elenco estão Roberto Bomtempo, Miriam Freeland e João Vitti, entre outros.
A peça é considerada extremamente concisa, intimista e se torna essencial no teatro contemporâneo, dialogando e propondo questões de linguagem na relação ator-texto-encenação. É um espetáculo visceral, pois exige do ator e do texto, uma aproximação mastigada, íntima, absorvida…

Assim como Tchekov propôs questões universais em seu «Tio Vania», a releitura proposta por Veronese, além de acrescentar no cenário teatral nacional a montagem de mais um clássico, reafirma o valor da obra e sua contemporaneidade. Indo além, limpando todos os artifícios externos ao texto e seu conteúdo, deixa os conflitos e diálogos em primeiro plano.

SOBRE O AUTOR
Daniel Veronese começou sua carreira como ator e mímico. Em 1985, iniciou um trabalho com teatro de objetos o que o levou a fundar em 1989 a companhia El Periféricos de Objetos. Sua estética, tanto como diretor como dramaturgo, o levou a ocupar um lugar de particular na cena teatral argentina.

É autor de mais de 20 títulos e diretor de mais de uma dezena de espetáculos, seu teatro é auto-referencial, questionando a linguagem e o texto dramatúrgico. Com isso, sua obra gera indagações sobre os padrões formais do teatro tradicional.

Recebeu numerosos prêmios entre os que se destacam estão El Segundo Premio Nacional e o Primer Premio Municipal-de Argentina- ambos em dramaturgia.

NOTA DOS PRODUTORES
Por acreditar que o projeto “Espia Uma Mulher Que Se Mata” de Daniel Veronese tem um potencial artístico por si só e de importância no nosso cenário cultural, a produção se empenhou em trazer para o Brasil essa montagem tão qualificada e premiada, que por duas vezes já foi convidada para estar em festivais de teatro do país. E é em contato direto com seu criador e através do diretor Marcelo Sibiotto, que trabalha com Veronese há 15 anos, que faremos com que tal montagem seja fidedigna a original, acreditando que isso se encaixa com um teatro contemporâneo tanto no Brasil como em outros lugares do mundo. E a busca pelo SESC se faz, por ser um projeto que acreditamos dialogar com seu perfil no que diz respeito à investigação de linguagem e ousadia no processo de criação, dando vazão a uma busca incessante no fazer artístico.

FICHA TÉCNICA
Texto: Daniel Veronese
Direção da montagem original: Daniel Veronese
Direção da montagem brasileira: Marcelo Subiotto
Cenário original: Daniel Veronese
Iluminação original: Sebastiàn Bultrach
Preparação Corporal: Paula Águas
Direção de Produção: Miriam Freeland
Produção Executiva: Ana Paula Sant´Anna
Elenco: Roberto Bomtempo
Miriam Freeland
João Vitti
Symone Strobel
Flávia Pucci
Regina Sampaio
Marco Miranda

Serviço: 30/7 – 21h
Teatro QuitandinhaEspia uma Mulher que se Mata
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário