quarta-feira, 15 de julho de 2009

ZIRALDO, UM BRASILEIRO

Exposição e palestra cria panorama de um dos maiores artistas gráficos do país
O Festival de Inverno do Sesc Rio este ano está ainda mais quente com a presença de Ziraldo, que estará expondo algumas de suas melhores obras numa mostra especialmente elaborada para o Sesc Quitandinha, entre 16 de julho e 30 de agosto. No dia 26 de julho, às 17 horas, Ziraldo faz palestra e mostra como o Brasil se tornou um de seus temas prediletos em charges, cartuns e na produção literária.

Reconhecido como um dos maiores artistas gráficos do país e desenhista de humor, Ziraldo é também o escritor e ilustrador infantil que mais vende livros no Brasil. Um artista de múltiplos talentos, como cartunista, jornalista, artista gráfico, romancista, autor e ilustrador de livros infantis, quadrinhista, chargista, ilustrador, capista, cartazista, humorista, teatrólogo, caricaturista, editor de publicações, roteirista de cinema, apresentador de TV, publicitário.
Entre tantas facetas diferentes, a exposição na Biblioteca do Sesc Quitandinha destaca um aspecto da obra de Ziraldo inédito em exposições: sua profunda identificação com a alma brasileira, com a cultura do país, com os costumes nacionais, com um projeto de nação.

Comemorando seus 60 anos de carreira, a exposição “Ziraldo, um Brasileiro” apresenta 60 obras ligadas ao tema Brasil. Desde originais antigos da Turma do Pererê – a primeira revista em quadrinhos totalmente brasileira – até seus livros infantis mais recentes, passando pelas ilustrações em parceria com Darcy Ribeiro e Carlos Drummond de Andrade, e personagens famosos como O Menino Maluquinho.

É uma exposição para todas as idades que irá divertir e emocionar o público com o universo brasileiro de Ziraldo. Para completar a visita, o Sesc Quitandinha terá também uma sala de leitura, área especial onde as pessoas poderão folhear e ler seus livros e suas revistas.
“Ziraldo, um Brasileiro” será o encontro histórico de Ziraldo, um artista que em seus desenhos conta histórias brasileiras, com o espaço do Quitandinha, local tão ligado à História do Brasil. E você não poderá faltar a este encontro.

Ficha Técnica:
Idealização e Coordenação: Ana Maria Santeiro / AMS Agenciamento
Curadoria: Ricky Goodwyn e Ana Pinta / PACATATU
Mobilário e Programação Visual: Luke Bosshard
Produção Executiva: Andréa Doyle / HÍBRIDA
Cenotecnia: Camuflagem
Sala de Leitura: Pedro Girão
Iluminação: Eduardo Salino

SERVIÇO:
Exposição Ziraldo, um brasileiro
De 16/07 a 30/08 – terça a sábado, de 10 às 18h e domingo, de 10 às 17h
Salão Social do Quitandinha
Palestra com Ziraldo
26/07 – 17 h – Biblioteca

SESC Quitandinha
Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário