quarta-feira, 1 de julho de 2009

ARTE GARAGEM 2009



Projeto alternativo de divulgação da Arte Contemporânea mostra 17 trabalhos de artistas do Estado


Os artistas plásticos Rosa Paranhos, Cláudio Partes e Rodrigo Henter criaram há 4 anos um evento alternativo para divulgar a arte contemporânea: uma exposição em espaços não convencionais com o objetivo de levar a arte produzida nesse tempo até o público das calçadas, dos pontos de ônibus, dos supermercados, das praças e bairros de Petrópolis. A idéia começou literalmente em uma garagem, em 2005, com o convite e a seleção de trabalhos desenvolvidos por artistas do eixo Rio-São Paulo e cidades serranas fluminenses.


O projeto deu tão certo que há três edições ganhou as ruas em plena temporada de inverno serrana, com intervenções ao ar livre, além da exposição de galeria, que nesta edição conta com a montagem de Nelson Augusto, do Parque Lage (RJ), referência nacional em Artes Visuais. Ano passado, o evento fez parte da agenda local do concorrido Festival de Inverno do Sesc. Esse ano, conquistou o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (RJ), por meio do edital de Artes Visuais, e da Fundação de Cultura de Petrópolis.


O intercâmbio de novas idéias vai ser por meio da arte exposta – desta vez em uma galeria convencional - de oficinas e mesas-redondas. O acesso do público às obras de artistas locais e da região Sudeste, conhecidos ou não, se tornou o principal motivador da trajetória do evento e permitiu a experimentação artística apoiada nas manifestações atuais que envolvem graffiti, objetos, vídeo-arte, escultura, pintura, arte digital e intervenções nas ruas. Além dos organizadores Cláudio Partes e Rosa Paranhos, dezessete artistas do Estado do Rio foram selecionados para a versão 2009, de um universo de mais de 35 inscrições: Adriane Guimarães, Aldo Falconi, Beatriz Penna, Camilla Rocha, Cleantho Viana, Cris Borzino, Doug, Fernanda Lago, Jarbas Paullous, Julia Miranda, Karen Montenegro, Leandro Crisman, Márcia Abreu e Rebeca Rasel, Pedro Vizzini, Rosângela José Rezende.


O projeto também tem o aval de ilustres moradores de Petrópolis, como o artista plástico Luis Áquila, que se tornou consultor do Arte Garagem.


Quando? Exposição de 4 de julho a 1º de agosto.
Terça a sábado, de 13h às 18h.
Domingo e feriado de 12h às 17h.
Visita Guiada: 18 de julho (sábado), às 15h.


Onde? Centro de Cultura Raul de Leoni - Galeria Win Dijk
Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico – Petrópolis


Entrada franca
Intervenções ao vivo no Centro Histórico de Petrópolis (praças e ruas) e em bairros da cidade, em locais a serem divulgados posteriormente.


DESTAQUES
Cleantho Viana, Teresópolis, RJ
Acaba de participar (março de 2009) da exposição "Magmart 4",Casoria Contemporary Art Museum em Nápoles, Itália.Expôs em 2008 na Espanha nos eventos: XIII Canárias Media Fest e Art Tech Media
Luiz Áquila (MESA REDONDA)
Artista Plástico, consultor do Arte Garagem desde sua primeira edição. Foi professor da Universidade de Brasília entre 1968 e 1972 e, também, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ, entre 1979 e 1986, além de diretor da EAV de 1988 a 1990.
Sônia Salcedo Del Castillo (MESA REDONDA)
Arquiteta, cenógrafa e artista é especialista em história da arte e da arquitetura (PUC - RJ), mestre em história e crítica da arte (EBA_UFRJ) e doutora em artes visuais(EBA-UFRJ). Foi premiada pela União internacional dos Arquitetos, em Varsóvia, e tem experiência profissional em teatro, televisão e Carnaval.
Lígia Dabul (MESA REDONDA)
Antropóloga e Poetisa, professora da Universidade Federal Fluminense, mestre em História e Antropologia da arte (UFRJ), e Doutora em Sociologia .Tem diversos trabalhos sobre o tema e em 2001 publicou o livro Um Percurso da Pintura: a produção de identidade de artista (Eduff). Seus poemas estão em revistas e jornais literários,folhetos e zine.
Nelson Diniz Augusto (MESA REDONDA)
Coordenador de eventos e exposições da Escola de Artes Visuais do Parque Lage RJ (EAV), é responsável pela montagem das exposições.
Franz Manata (MESA REDONDA)
Graduou-se em Economia pela PUC/MG em 1985, com especialização em Teoria e Método em Ciências Sociais pela PUC/MG em 1988 e Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte. É Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2002). Em 2003 participou da comissão de seleção dos Projetos de Arte Contemporânea para ocupação das galerias da FUNARTE, RJ. É artista, professor,curador e produtor.


MESA REDONDA
Tema: Bastidores das exposições de arte - produção, curadoria, montagem e atividades técnicas.
Objetivo:Debater questões relacionadas às atividades técnicas nas montagens de exposições de arte e sua importância, envolvendo aspectos como produção, curadoria, montagem, divulgação, locais expositivos, iluminação, relação com o público, entre outras.
Data: 01 de Agosto, às 15h
Sala Umberto Mauro, Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visvonde de Mauá, 305, Petrópolis.


OBRAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS - Praças de Petrópolis (Visconde de Mauá, Liberdade, Rosário, do Colégio Pedro II) ruas da cidade, além de trajetos até o bairro Mosela.
TIPOS DE OBRAS: Instalações, graffitis removíveis, stickers, cartazes.


OFICINAS
Destinadas ao público em geral, com prioridade para alunos de escolas públicas.
Serão ministradas por artistas expositores em diversos formatos.
Datas (sábados):
Dia 11/07 (14 às 16h) – Uma proposta de análise para a equaçãofotográfica – Karen Montenegro -
Dia 18/07 (9 às 12h - Aquarela – Bia Penna; de 14 às 16h – Papel Reciclado – Jarbas Paullous) –
Dia 25/07 (14 às 16h – Corpo Sensor – Camilla Rocha)
Local das oficinas:
Colégio São Judas TadeuRua Mosela 1478, Mosela petrópolis RJInformações: (24) 2243 0537

Nenhum comentário:

Postar um comentário