domingo, 6 de outubro de 2013

CINE TEATRO DO MUSEU IMPERIAL APRESENTA “GIUSEPPE VERDI – PARADIGMA DO SÉCULO XIX”


Em homenagem ao bicentenário do músico italiano Giuseppe Verdi, o poeta Gerson Valle irá apresentar no Cine Teatro do Museu Imperial/Ibram a palestra “Giuseppe Verdi – Paradigma do Século XIX”. O evento será realizado no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 19h, com participação do Coro Municipal de Petrópolis, regido pelo maestro Paulo Afonso, apresentando obras de Verdi.

Giuseppe Verdi, nascido em Roncole a 10 de outubro de 1813, é considerado o maior músico italiano do século XIX. Compôs óperas famosas como "Otello", "La Traviata", "Rigoletto" e “Aída”, muitas delas inspiradas pelo patriotismo. "Os Lombardos na Primeira Cruzada", por exemplo, surgiu como incentivo à luta contra a ocupação dos austríacos em toda parte lombarda da Itália e "Joana d'Arc" lembrava aos italianos a luta dos franceses contra a ocupação inglesa no século XIV. O compositor teve um papel fundamental para a história da Itália como país unificado, que até 1861 era apenas um aglomerado de estados independentes e na formação de um sentimento de italianidade durante a unificação.

Gerson Valle, membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Poesia, pretende nesta palestra abordar a importância dos valores da vida e do músico para o século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário