segunda-feira, 28 de outubro de 2013

“SAÚDE DA MAMA, UMA NOVA CAMINHADA” COLORIU CENTRO HISTÓRICO DE ROSA

A quinta edição da Campanha do Outubro Rosa chegou sábado, dia 26 de outubro, em um dos momentos mais relevantes. Organizada pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, a caminhada intitulada “Saúde da Mama, uma nova caminhada” levou cerca de 4.500 pessoas às ruas do Centro Histórico.

A concentração estava marcada para as 15h na Catedral São Pedro de Alcântara, mas desde as 13h30 a praça da igreja começou a se colorir com pessoas vindas de toda a cidade para essa grande festa. De acordo com Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO, 5mil camisas foram doadas e outras 2mil camisas, também cor de rosa, já haviam sido vendidas antecipadamente.

Ana Cristina lembra que as camisas distribuídas à população para a caminhada foram uma doação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Petrópolis e a Caixa Econômica Federal. “Esse ano o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis foi imprescindível para a divulgação da caminhada. Recebemos em tempo hábil para divulgarmos o evento 50mil filipetas, 500 cartazes, 50 busdoor e 20 faixas, que foram distribuídas em toda a cidade”.

A caminhada saiu da Catedral São Pedro de Alcântara (sentido Centro Histórico), atravessou a Rua Imperatriz, chegou até a Rua Imperador, seguiu até a Rua Dr. Nelson Sá Earp, passou pela Praça da Liberdade, adentrou a Avenida Koeler e finalizou na sede da Prefeitura Municipal de Petrópolis.

“A recepção na Prefeitura Municipal foi linda. O laço cor de rosa, símbolo da campanha em prol da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, colocada na fachada da Prefeitura emocionou todas as vitoriosas, bem como as pessoas que participaram da caminhada”, declarou Ana Cristina.

Acompanhando o público, um carro de som e um trio elétrico tocaram “Meu Mundo Novo”, tema musical escrito pelo compositor Marco Aurêh especialmente para a campanha. A inspiração surgiu da própria história de vida do músico, que enfrentou um caso de câncer na família.

No carro de som que seguia a frente da caminhada, o jornalista e apresentador Roberto Costa dava o tom de alegria ao evento, além de cantar, junto às vitoriosas que abriam a caminhada, também transmitia importantes dados sobre a detecção e prevenção do câncer de mama.

Já o trio elétrico era composto por algumas das mulheres da imprensa, que representavam a feminilidade do evento: Amanda Leontina, da Rede Petrópolis de Televisão, Carla Coelho, da Comunicação Livre, Cida Garcez, do Jornal de Itaipava, Drica Madeira, da TV Vila Imperial, Olívia Marci, da Rede Petrópolis de Televisão e Tatiana Mesquita, da TVC. Ainda no trio elétrico, Gisele Rodrigues, fotógrafa oficial da APPO no evento, Sonia Leite, vitoriosa há 23 anos e Vinícius Fernandes, Relações Públicas da Associação.

Com a campanha a APPO promove uma grande mobilização da sociedade, bem como do poder público em particular. O objetivo é divulgar, de forma simples e clara, dados como: 95% dos casos de câncer de mama possuem cura se diagnosticados precocemente; cerca de 5% das mulheres que fazem mamografia em Petrópolis não retiram o exame; todo paciente diagnosticado com câncer tem direito a iniciar o tratamento em até 60 dias através do SUS, dentre outros.

Com o Outubro Rosa a meta é transmitir de forma verdadeira e muito feminina, formas de conscientização para ajudar na luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Com o slogan “Todos nós fomos, somos ou seremos tocados pelo câncer”, a programação do Outubro Rosa será finalizada com o espetáculo “Marias – Vitoriosas”, no Cine Teatro Museu Imperial na quarta-feira, dia 30 de outubro, às 20h. Os ingressos gratuitos para o espetáculo com classificação livre já estão disponíveis na Bilheteria do Museu Imperial, à Rua da Imperatriz, 220 – Centro, a entrada para a apresentação é pelo Bosque do Imperador, s/nº - Centro – Petrópolis/ RJ.

Para solicitar uma palestra ou obter mais informações sobre os eventos que fazem parte da programação do Outubro Rosa, os interessados devem entrar em contato através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, pelo e-mail appo@appo.org.br, ou na sede da APPO localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário