segunda-feira, 21 de outubro de 2013

OFICINA GRATUITA DE DRAMATURGIA ATRAVÉS DO 5° CIRCUITO ESTADUAL DAS ARTES

O projeto “Escrever a Cena” oferece noções de dramaturgia, criação e direção de textos


Já pensou em escrever sua própria peça de teatro? Essa é a proposta da Oficina de Dramaturgia Escrever a Cena que faz parte do 5° Circuito Estadual das Artes, que será realizada de 29 de outubro a 02 de novembro no Teatro Afonso Arinos. Na segunda parte do projeto, os interessados vão participar da leitura dramatizada dos textos criados durante a oficina, em evento aberto ao público e gratuito. O público alvo da Oficina são pessoas interessadas em escrever para teatro com ou sem experiência.

O Circuito Estadual das Artes é um projeto da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro que oferece programação diversificada e ingressos a preços populares ou gratuitos, promovendo o acesso do público fluminense a espetáculos de teatro, dança, música, circo, ofinas, Workshops, dentre outros. Através dele grupos artísticos da capital fazem apresentações em diferentes municípios do interior, exibindo produções de grande relevância cultural, garantindo aos espectadores uma programação variada. Além disso, o projeto ajuda a ampliar o mercado de trabalho para artistas, técnicos e produtores, bem como lança luz ao potencial dos equipamentos culturais dos municípios. Em Petrópolis, a realização da Oficina de Dramaturgia – Escrever a Cena conta também com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo que se responsabiliza pelo suporte da equipe durante a estada na cidade.

Ministrada por Márcia Zanelatto, dramaturga e Coordenadora do Núcleo de Roteiro e Dramaturgia da Casa das Artes de Laranjeiras e do Programa SBAT de Dramaturgia e pelos diretores Ivan Sugahara e Renato Carrera, a Oficina é dividida em teoria e prática. Serão desenvolvidas duas esquetes, uma de drama e outra de comédia, através delas os participantes vão poder ver como se aplicam as técnicas de escrita. Também será realizado um workshop sobre criação coletiva de texto, e outro sobre como dirigir as duas peças criadas pelos alunos.

A dramaturgia é a arte de compor textos destinados à representação feita por atores, toda ação em cena depende do conflito e da maneira como os personagens agem para atingir seus objetivos na trama. O dramaturgo pode atuar na tragédia, na comédia e até mesmo no gênero musical. Há 20 anos escrevendo para teatro, Marcia Zanelatto se envolveu com a formação de novos dramaturgos.

A proposta do projeto Escrever a Cena é colaborar tanto com a formação de dramaturgos de gabinete, aqueles que escrevem a sós, quanto de dramaturgos de companhias, que escrevem em ou a partir de um grupo de teatro já estabelecido. O objetivo é obter como resultado final ao menos quatro textos inéditos criados pelos participantes durante a oficina. Estes textos serão apresentados numa noite de leituras dramatizadas, aberta ao público, com entrada franca.

De acordo com a autora Marcia Zanelatto é preciso divulgar esse tipo de trabalho, do ficcionista do teatro. “Queremos ajudar as pessoas a contarem suas próprias histórias em cena, a encontrarem suas próprias linguagens e teatralidade. Esse é o assunto: a criação”, afirma. Outro ponto forte da oficina é o espaço dedicado ao intercâmbio com as companhias teatrais de Petrópolis interessadas em compartilhar e trocar ideias acerca de seus processos criativos.

O processo de intercâmbio/residência tem duração de 15 horas, divididas em análise e debate sobre uma ou mais peças já criadas anteriormente pelo grupo ou pelo seu autor, workshop de criação de cenas com autores e workshop de criação coletiva de cena, envolvendo autor, diretor e atores. Cada um desses temas será tratado num encontro de 3 horas de trabalho, num total de cinco dias. Ao final, será realizada uma leitura pública com as cenas escritas durante a residência. O público será convidado a conhecer o processo de trabalho.

Para a Oficina de Dramaturgia - Escrever a Cena estão abertas 50 vagas, sendo 25 delas vagas práticas e 25 vagas para alunos ouvintes. Já para a Residência, junto com a Cia Língua de Trapo, é necessário constituir um grupo profissional. Os interessados devem entrar em contato através do e-mail escreveracena@gmail.com ou (21) 9257-6832, para obter mais informações, bem como para fazer as inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário