quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NOVEMBRO COM PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA NA BIBLIOTECA ROCAMBOLE


Em novembro, a Biblioteca Infantil Rocambole (Museu Imperial/Ibram) dá continuidade à sua programação educativa. Ao longo do mês, serão oferecidas contações de história, oficinas criativas, exibições de vídeo e oficina de sensibilização musical. A programação é destinada a escolas previamente agendadas.

As atividades terão início no dia 07 de novembro, às 14h30, com contação do livro “Seu Soninho, cadê você?”, de Virginie Guérin, seguida de oficina criativa. Neste livro-brinquedo, as crianças matam a curiosidade e interagem com a história enquanto procuram pelo Seu Soninho com o jacaré Jacó, abrindo janelas nas páginas, puxando setas e encontrando dobraduras que saltam da folha. Ao mesmo tempo, elas têm espaço para refletir e falar sobre o momento do sono e da por vezes problemática hora de dormir.

O livro “Vai embora, grande monstro verde!” será trabalhado nos dias 12 e 13, às 14h30. Na obra, o premiado artista-autor Ed Emberley criou uma maneira original de fazer com que as crianças espantem seus monstros noturnos da imaginação. Após a leitura, as crianças poderão explorar o acervo de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

No dia 14, às 14h30, haverá “hora do conto” e sensibilização musical a partir do livro “Carlos Gomes” (Coleção Crianças Famosas), de Nereide Santa Rosa. Os livros da coleção Crianças Famosas contam episódios da infância dos maiores músicos, pintores e escritores da História Universal, mostrando sua genialidade precocemente revelada e apresentando-os ao público infantil do jeito que este mesmo público mais gosta: como crianças iguais a ele.

O desenho animado “A Festa da Música” (Coleção Mini Einsteins) será exibido nos dias 19 e 20, às 14h30. Inspirado em divertidos contos de fadas, o filme apresenta a nave Rocket, que transporta as crianças por um maravilhoso arco-íris em aventuras fantásticas. Na sequência da exibição, os alunos terão acesso livre ao acervo da Biblioteca Rocambole para uma rica experiência junto a livros e jogos.

Em 21 de novembro, às 14h30, a “hora do conto” será com a obra “O Livro de Música das Crianças”, de Fiona Watt. O livro fala sobre um concerto na floresta, em que cada animal irá tocar um instrumento. Eles passam o dia todo ensaiando para juntos fazerem uma grande orquestra. O pequeno leitor poderá ouvir no próprio livro o som dos instrumentos musicais tocados pelos bichos: violino, flauta, metalofone e piano. É uma maneira lúdica de despertar o interesse pelos instrumentos musicais clássicos. Após a leitura, haverá oficina criativa.

O livro “Uma lagarta muito comilona!”, de Eric Carle, será explorado nos dias 26 e 27, às 14h30. A obra conta a história de uma lagarta gulosa que come de tudo, até as páginas do livro. Em um livro colorido, o autor mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, o livro pretende ajudar a criança a memorizar os dias da semana e os números. Após a contação de história, as crianças conhecerão o acervo da biblioteca.

A última atividade acontecerá no dia 28, às 14h30, com contação de história e oficina baseada no livro “Por que o Leopardo tem pintas?”, de Claudia Lloyd. A obra narra a história de como o Leopardo, que era tímido e com o pelo chapado, ganha suas pintas de maneira mágica ao ajudar a Serpente.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário