sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ENXERTOS DE GORDURA SÃO ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTOS ESTÉTICOS

A busca pelo belo tem motivado milhões de pessoas no mundo inteiro a procurarem caminhos que possam trazer a felicidade estética da forma mais natural possível. O assunto tem sido foco de pesquisas de cientistas em vários países e as novidades não param de surgir. Entre elas, está a aplicação de matéria-prima extraída do próprio organismo. É o caso dos enxertos de gordura.

O cirurgião plástico, Maurício Baisch, que esteve no 21º Congresso Bienal da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, ocorrido em setembro, pôde conferir as novidades no setor. “As inserções de gordura podem ser feitas em várias partes do corpo: mãos, glúteo, rosto e seios, auxiliando em várias situações. Podem ser usadas como complemento ao uso do silicone e também como fonte única de preenchimento. Hoje, nos EUA, já temos mulheres que aumentam os seios, utilizando exclusivamente a gordura do próprio corpo e deixando o silicone de lado”. O médico ressalta, no entanto, que o procedimento é mais indicado para pacientes que tenham sofrido com câncer de mama: “Nestes casos, em que as pacientes tiveram que fazer retirada parcial ou total dos seios, os resultados têm sido muito positivos” explica o cirurgião.

O método proporciona resultados naturais, já que os seios ficam com a aparência e texturas normais. Apesar do resultado visual, o processo de aplicação do enxerto de gordura é mais lento se comparado ao método convencional, usando silicone. A aplicação necessita de 2 a 3 sessões, com intervalos de 2 a 3 meses, para que o processo seja concluído. E conta ainda com a necessidade de um atributo primordial: gordura. Por isso, a única restrição para o tratamento é a falta da gordura no corpo.

“Por se tratar de um procedimento demorado, torna-se uma opção menos requisitada pelas pacientes que visam apenas a parte estética”, comentou o cirurgião, indicando o método para pacientes que precisem fazer a restauração da mama, em virtude do tratamento contra o câncer.

“Antes do procedimento, utilizamos um equipamento que se assemelha a um sutiã para expandir a mama e abrir espaço para a gordura. Só depois, são realizados os enxertos que podem necessitar de até três sessões”, explicou Baisch, acrescentando que mesmo em casos de simples aumento da mama, a gordura já é utilizada junto com o implante de silicone. Os enxertos também são usados para preencher a perda de volume, promovendo o rejuvenescimento do rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário