sábado, 12 de outubro de 2013

SUCESSO NA ABERTURA DA 3ª EDIÇÃO DO PETRÓPOLIS JAZZ & BLUES FESTIVAL


Nesta quinta-feira, dia 10, foi realizada, no Palácio de Cristal, a abertura da 3ª edição do Petrópolis Jazz & Blues Festival, que contou com duas apresentações inesquecíveis de grandes nomes do gênero. Considerado sucesso de público, o primeiro dia do evento superou as expectativas e lotou o Palácio de Cristal, a partir das 20h30.

Para os organizadores, a estreia da terceira edição do Festival foi surpreendente. “Foi maravilhoso ver todas as cadeiras lotadas, pessoas em pé e público do lado de fora querendo convite. Nós estamos muito felizes com a presença de todos e estamos na expectativa de um público bem mais numeroso nos próximos dias em Itaipava, já que o espaço é muito maior”, exclamou Edigar Silva, diretor da Promove Arte e Eventos, organizadora do Festival.

A grande surpresa no Palácio de Cristal foi a instalação de um mini espaço gourmet montado internamente na parte lateral, comportando a gastronomia de alguns restaurantes patrocinadores do Petrópolis Jazz & Blues Festival. “Servimos neste primeiro dia, queijos, vinhos, pãezinhos, salgados especiais e, claro, Cerveja Cidade Imperial, patrocinadora oficial deste PJ&BF”, pontuou Ana Paula Teixeira, organizadora do evento.

OS SHOWS – Para embalar a abertura do evento, o alemão Peter Fessler preparou uma ilustre apresentação acústica de guitarra na qual misturou jazz e música brasileira, deixando a plateia extasiada com seu talento. O improviso vocal, típico da Bossa Nova, também estava presente em seu show, que foi encerrado em português, com a canção “Garota de Ipanema”. Simpático, Fessler interagiu com o público e falou sobre sua história e sobre seu gosto pelo ritmo brasileiro.

Mais tarde, foi a vez de Rodica Weitzman & Blues Groovers darem o ar da graça nos palcos petropolitanos. A cantora norte-americana, Rodica, que já mora há algum tempo no Brasil, fez uma apresentação belíssima com o repertório tradicional de jazz e blues de raiz, misturado com músicas melancólicas e estilo country. A também compositora ecoou sua voz forte e limpa pelo Palácio de Cristal e não deixou de conversar com a plateia, que aplaudiu exaustivamente ao final da última canção.

PARQUE MUNICIPAL – O encerramento da 3ª edição do Festival, no sábado, 12, será no Parque Municipal, em Itaipava, que receberá, pela segunda vez, o público amante do Jazz e do Blues. A organização enfatiza que a estrutura montada em Itaipava é de luxo. “O Parque está com uma infraestrutura segura e um ambiente aconchegante para quem vier curtir com amigos e família. Todo o espaço possui cobertura de tendas e piso elevado, que dão um toque clássico e especial, área de shows com cadeiras para cerca de cinco mil pessoas, palco intimista, área gastronômica inspirada em praças de alimentação, banheiros modernos com ar condicionado, além monitoramento por câmeras e assistência médica”, afirma Edigar, lembrando que os shows no Parque começarão às 20h30.

Para começar a primeira noite com chave de ouro, a plateia poderá prestigiar a segunda apresentação da Monte Alegre Hot Jazz Band, que mais uma vez agitará o público com sua música contagiante, trazendo para o palco arranjos de temas famosos compostos durante as primeiras décadas do século 20, como "Royal Garden Blues", "That's a plenty" e "Bourbon Street Parade". O grupo de "Traditional Jazz" & “Dixieland” promete fazer bonito junto a sua formação acústica típica de uma banda de rua de New Orleans e garantir uma das apresentações mais animadas da terceira edição do Petrópolis Jazz & Blues Festival.

Seguindo a programação, Peter Fessler, alemão que fez a abertura do Festival no dia 10 de outubro, também voltará, desta vez com a sua banda, para abrilhantar o repertório do dia com seu hit mundial e sons sublimes, em uma apresentação cheia de improvisos, dignos de uma artista que já dividiu palco com nomes como Al Jarreau, Toots Thielemans, George Benson e Bobby McFerrin.

Para incrementar o time de artistas do gênero feminino, o PJ&BF traz Taryn Szpilman, cantora e intérprete nascida em berço musical que há mais de uma década, vem se aprofundando e se dedicando à tradição do Jazz & Blues. Seu repertório virá recheado de grandes músicas, principalmente as voltadas ao Soul e Rock Clássico, ritmos característicos dos shows de Taryn. Além de revisitar as raízes dos anos 30, 40, 50, a brasileira trará também canções típicas dos psicodélicos anos 60, quando reinterpretará compositores grandiosos e clássicos de algumas estrelas da época, como Ray Charles, Stevie Wonder, Etta James, Aretha Franklin, Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Janis Joplin.

A atração principal da última noite do Petrópolis Jazz & Blues Festival será Larry Corryel, um dos pioneiros do Jazz-Rock, conhecido como mestre da guitarra. O músico é um dos melhores e mais respeitados guitarristas do mundo e seu show vem armado de uma técnica brilhante, que o destaca em qualquer estilo por seu ecletismo musical. Corryel, que já dividiu shows com Jimi Hendrix e Eric Clapton, trará aos palcos performances majestosas e solos de guitarra nunca vistos antes.

Para encerrar em grande estilo, Sax Gordon, um dos maiores nomes de Rhythm Blues contemporâneo, irá agitar a noite ao se apresentar junto aos seus companheiros de banda mergulhando nas tradicionais canções de Blues e Soul, além de apresentar canções de sua própria autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário