quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CÂMARA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE ACIDENTES E VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

A Câmara Municipal realizou nessa quinta-feira, 10 de outubro, o Primeiro Seminário sobre Acidentes e Violência no Trânsito, que discutiu os números dos acidentes de trânsito em Petrópolis e especialmente como diminuir esse números. Estavam presentes representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da CPTrans, do Hospital Santa Teresa, do Hospital Municipal Nelson Sá Earp e das Secretarias de Educação do Estado e também do município.

Durante o período da manhã, foram discutidos dados sobre acidentes ocorridos na BR 040 e também protocolos de atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros. Segundo dados da Concer, são realizados uma média de cem atendimentos por mês e o maior número de removidos vai para o hospital Santa Teresa por ser referência no trauma.

Cerca de 64% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Entram na conta abusos de álcool, altas velocidades e falta de atenção. A imprudência é percebida pelos profissionais da área. Segundo Dr. Arquimedes da Silva, da Concer, “a velocidade máxima da rodovia BR 040 é de 110 quilômetros por hora, mas há situações em que a gente vai fazer o resgate e o velocímetro está parado em 180, 200 quilômetros por hora. As coisas acontecem muito rápido e geralmente de maneira muito grave”.

A parte da tarde do seminário foi dedicada especialmente para discutir a prevenção de acidentes. Para o vereador Luizinho Sorriso (PT), “acredito que uma das principais causas, se não a principal, dos acidentes de trânsito é a bebida. O poder público e a sociedade devem somar esforços em campanhas para diminuir o número de acidentes e de mortes”.

Para a técnica da CPTrans, Luciana Venancio, “tão importante quanto pensar nos acidentes depois de ocorridos, é pensar o que nós estamos fazendo para que os acidentes sejam evitados. Que valores estamos ensinando aos nossos filhos e que valores estamos praticando no dia a dia para evitar esses acidentes. É importante lembrar que o gasto que se tem com a prevenção é muito menor que a reparação”.

Segundo dados apresentados no evento, o uso do cinto de segurança diminui em 30% as consequências fatais de um acidente e diminui em 60% as consequências graves. Para ilustrar o dado, o vereador Maurinho Branco (PTC) fez um depoimento. “Eu mesmo tive dois acidentes de carro, os quais nas duas vezes pessoas embriagadas bateram no meu carro. Não sofri maiores danos justamente porque usava o cinto de segurança. Tenho certeza que não estaria aqui para contar se não estivesse de cinto”.

Recentemente, a Câmara aprovou um projeto de resolução de cunho de responsabilidade social. A campanha “Respeito no trânsito: sinal de cidadania” vai durar durante dois meses, e a Câmara irá se juntar aos esforços de campanhas de conscientização nas escolas, com uma uma série de palestras e várias outras atividades educativas com as crianças e os jovens da rede de ensino público.

A enfermeira Maria Carmen, do Hospital do Nelson de Sá Earp, também falou de campanhas de conscientização. Segundo Carmen, “além dos jovens, os motoristas das empresas de ônibus também devem ser educados. Devem entrar nos planos de campanhas, pois a falta de educação é que gera acidentes. Recebemos no hospital um caso de uma menina que estava em pé no ônibus e quando o motorista passou em alta velocidade pelo quebra-molas, a menina caiu e torceu o tornozelo. Isso não é um acidente de trânsito causado pela falta de educação de um motorista?”.

Segundo Paulo Igor, “é necessário focar na atuação do poder público. Cumprindo o papel de fiscalizadora, a Câmara Municipal iniciou há algum tempo, uma série de debates e questionamentos junto a Concer sobre suas obrigações contratuais. Uma delas que agora se concretiza é a formação de Comissão Tripartite, que em função de todo nosso trabalho, finalmente sairá do papel”.

Segundo o vereador Silmar Fortes (PMDB), presidente da Comissão de Defesa da Saúde, organizador do evento, “o seminário é uma forma de realizar o debate. Com os dados trazidos pelas diversas instituições, o debate torna-se qualificado. É importante que não seja apenas um evento pontual e sim um processo. Por isso, a Câmara Municipal chama para si o compromisso de realizar um novo seminário ano que vem e, dessa maneira, avaliar o que avançamos nesse período”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário