sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SISTEMA FIRJAN E MOVIMENTO SINDICAL PROMOVEM SEMINÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

As dificuldades para obter autorização para execução e conclusão de obras de construção de imóveis em Petrópolis serão tema de debate na próxima semana em Petrópolis, durante o II Seminário da Construção Civil da cidade. O evento, promovido pelo Sistema FIRJAN e o Movimento Sindical, por meio do Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Petrópolis (Sinduscon), será realizado entre os dias 15 e 17 de outubro. Na programação, palestras sobre questões legais relacionadas ao setor, projetos, tecnologia, mão de obra, mercado, impermeabilização e inovação em revestimentos. Os encontros serão realizados no SENAI Petrópolis (Rua Bingen, 130, no Bingen), das 18h30 às 21h. As palestras são abertas ao público e a entrada é franca. As vagas são limitadas.

A ideia é reunir, neste ano, profissionais do setor, estudantes das áreas de Engenharia (principalmente de Engenharia Civil e Engenharia de Produção) e Arquitetura, autoridades e formadores de opinião. “É importante que todos – investidores, profissionais, estudantes e autoridades – discutam a questão da construção civil no município. Hoje o setor responde por apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. Para se ter uma ideia do que isso significa, no Rio de Janeiro este percentual alcança 12%”, alerta o presidente do Sinduscon, Ricardo Francisco.

Segundo ele, a burocracia e as intervenções judiciais têm contribuído significativamente para a alta nos preços dos imóveis no município. “O investidor precisa vencer uma verdadeira maratona para concretizar um projeto na cidade”, explica, lembrando que o processo para aprovação de um projeto se estende, em média, por dois anos na cidade, oito vezes mais do que na maior parte dos municípios, onde o processo é concluído em aproximadamente 90 dias.

“É precisar ter licença da Prefeitura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Se a construção for em Área de Proteção Ambiental também é preciso ter licenciamento do Instituto Mendes. E muitas vezes ainda há ações judiciais questionando os projetos. Isso torna o processo moroso e, obviamente, encarece o custo final”, diz.

Para participar do evento basta se inscrever pelo telefone 0800 0231 231 ou pelo 4002 0231. Também é possível confirmar participação pelo e-mail faleconosco@firjan.org.br.

Programação:

15 de outubro
18h30: Norma Desempenho para Edificações Habitacionais (Norma 15.575) – Implicações legais para o setor – Roberto Lyra (engenheiro civil, advogado e professor da disciplina “Aspectos jurídicos para incorporações e edificações” da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Management)

20h: Modelagem da Informação para a Construção (BIM) – Processo Integrado de Projeto – Sérgio Leusin (professor e pesquisador do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e diretor do setor de Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos)

16 de outubro
18h30: Tecnologia e Mão de Obra: Tendências para a Produção de Edifícios – Roberto da Cunha (engenheiro civil e mestre em Arquitetura e supervisor técnico do Centro de Referência em Construção Civil do SENAI RJ)

20h: Projetos de Impermeabilização – Thaís Miranda (engenheira da Associação das Empresas de Impermeabilização do Estado do Rio de Janeiro (AEI))

17 de outubro
18h30: O Crescimento do Mercado para Sistemas Construtivos à Base de Cimento – Eduardo D’Ávila (engenheiro civil e gerente regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)

20h: Monocapa: Inovação em revestimento mineral para a fachada – Rafael Ciabotti Freitas (arquiteto e coordenador técnico da Weber Saint-Gobain)

Nenhum comentário:

Postar um comentário