quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DESASSOREAMENTO DO PROGRAMA LIMPA RIO COMEÇA EM 10 DIAS NOS DISTRITOS DE CORRÊAS E NOGUEIRA

O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) acompanhou na manhã desta quinta-feira, dia 31, equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nas últimas vistorias às margens do Rio Piabanha, entre Corrêas e Nogueira, onde será realizada operação do programa Limpa Rio. A inclusão do rio no programa estadual foi pedida pelo parlamentar. O Piabanha é o principal da região e registra vários pontos de transbordamento nos seis quilômetros entre Corrêas e Nogueira em épocas de chuvas fortes. O trabalho começa em 10 dias.

“A limpeza do rio é uma reivindicação histórica e constante das comunidades. Essa etapa é classificada como emergencial, porque estamos às vésperas do Verão, mas a nossa reivindicação é que ela seja permanente", defende Bernardo Rossi.

O Inea já concluiu a batimetria, processo que identifica pontos de maior estrangulamento do curso d´água. Três pontos principais já foram detectados pela equipe do Inea e por eles serão iniciados os trabalhos de desassoreamento. Porém, toda a extensão do Rio passará pelo processo evitando o transbordamento as áreas dentro dessas comunidades e também ao longo da Estrada União e Indústria, serviço que será executado pela empresa Dimensional, vencedora da licitação.

“Estamos programando os serviços para onde exista um maior estrangulamento dos leitos, mas toda a extensão do leito do rio será beneficiada. Estaremos próximos das comunidades e todos vão acompanhar o serviço", afirma o gerente de Obras do Inea, José Carlos Grilo Carletti.

A vistoria nesta quinta-feira também percorreu pontes que cortam as localidades fazendo a ligação entra a Estrada União e Industria e as comunidades. As estruturas, antigas, também têm características que prejudicam a passagem de água., por isso foram avaliadas mudanças que podem contribuir para a desobstrução nestes pontos.

“São mais de 300 imóveis comerciais que correm risco de inundação e pelo menos 45 mil moradores neste trecho entre os dois bairros que sofrem com a interdição da Estrada União e Indústria. Esse trabalho também está sendo feito no Quitandinha, igualmente em caráter emergencial, como forma de prevenir as cheias deste Verão", completa Bernardo Rossi.

O Limpa Rio é um programa de natureza continuada, preventiva e emergencial que visa ao desassoreamento e limpeza de leitos e margens de corpos hídricos em todo o Estado do Rio de Janeiro. As iniciativas consistem na execução de serviços de modo itinerante, conforme demanda das administrações municipais. No âmbito do programa são utilizados equipamentos próprios do Inea ou alugados, bem como, contratada mão de obra capacitada para a realização dos serviços com a devida eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário