segunda-feira, 21 de outubro de 2013

QUESTÃO RACIAL NO BRASIL É TEMA DE AULA PÚBLICA NESTA 4° FEIRA


O Coreto da Praça da Liberdade, em Petrópolis, recebe nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, mais uma aula pública organizada através do projeto #ocupacoreto, do Coletivo Vinagrete, a partir de 19h. Desta vez o evento será ministrado pelo professor de Sociologia da rede pública estadual, Vinícius Mayo, com a aula intitulada “Branqueamento, democracia e mito: a questão racial no Brasil”. Retomando os debates em torno da questão racial em nosso país, desde o final do século XIX até os dias de hoje, com o estabelecimento da política de cotas nas universidades públicas, Mayo pretende apresentar ao público uma revisão de alguns dos principais intérpretes do Brasil que analisaram a formação racial brasileira, tais como Nina Rodrigues, Gilberto Freire e Florestan Fernandes.

Desde agosto, o Coletivo Vinagrete vem realizando ocupações temporárias no local. Fugindo ao padrão deste tipo de movimento observado por todo o país ao longo dos últimos meses, o projeto #ocupacoreto tem como objetivo promover aulas públicas, democratizando o acesso à informação e o debate político. Os temas abordados são dos mais variados: história, literatura, filosofia, música, cinema, cultura popular, chegando até mesmo a temas como saúde pública, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros.

O coreto já recebeu o professor e mestre em História Rodrigo Cardoso S. de Araújo, doutorando pela UERJ; o professor de Filosofia da UNIRIO e doutor em Ciências Literárias, Nilton dos Anjos; o cyberativista Pedro Noel; o professor de História das redes pública e particular de ensino, Norton Ribeiro; e o produtor cultural Marcelo Moraes (McDurangoKid).

As aulas são transmitidas ao vivo pela internet e têm alcançado frequência de mais de 100 visualizações por aula, além do público presente. Para acompanhar pela internet acesse http://pt.twitcasting.tv/col_vinagrete. Mais informações podem ser obtidas no blog coletivovinagrete.blogspot.com.br/, ou ainda na fan page facebook.com/vinagretecoletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário