quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CÂMARA SUGERE ENTREGA DE REMÉDIOS EM DOMICÍLIO

Uma indicação legislativa da vereadora Gilda Beatriz (PMDB) foi aprovada na tarde da última terça-feira. Gilda sugere que o Executivo Municipal envie projeto de lei para o Legislativo criando um programa de entrega domiciliar de medicamentos aos pacientes que façam uso contínuo.

A entrega domiciliar de medicamentos contemplaria os pacientes inscritos nos programas de hipertensão, diabetes, cardiopatas, além de pacientes acometidos com glaucoma, epilepsia, lupus, gota, entre outras doenças que necessitem de medicação de uso contínuo. Segundo a proposta da vereadora, a entrega seria instituída em etapas de modo a alcançar roda a rede municipal de saúde em um prazo de 180 dias contados a partir de um ano da data de publicação dessa lei.

Para Gilda, “o sistema de entrega domiciliar não se propõe a substituir a atividade habitual dos serviços de farmácia das unidades da rede municipal. Esses serviços continuarão realizando a dispensação regular de medicamentos para pacientes que não façam uso contínuo”.

Como benefícios, a vereadora espera o descongestionamento das unidades de saúde, pois centenas de pacientes comparecem nos postos apenas para a renovação de receitas e, nesse caso, os médicos poderiam prolongar o agendamento de novas consultas, ampliando a oferta para novos pacientes. Para quem recebe os remédios, os benefícios são a garantia de acesso ininterrupto aos medicamentos e também maior adesão ao tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário