domingo, 13 de outubro de 2013

CURSOS DA UCP SÃO DESTAQUE NO ENADE 2012

Quatro cursos da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) tiveram os conceitos mais elevados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2012 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). As notas foram divulgadas recentemente e destacam a boa performance dos alunos da Instituição nos cursos de Ciências Contábeis, Psicologia e Administração, que alcançaram 4 pontos. Em todo o Estado do Rio, a UCP também foi a única a conquistar nota máxima de 5 pontos no curso de Marketing.

“Esse resultado tem para nós a importância de indicar que estamos no caminho certo. Hoje são mais de vinte cursos de graduação, cursos de mestrado e doutorado. Realizamos investimentos em infraestrutura e empreendemos constantemente novos projetos. Além disso, contamos com professores e alunos dedicados e comprometidos, o que faz toda a diferença em uma avaliação como essa”, disse a Pró-reitora Acadêmica, Regina Máximo.

A cada ano, o MEC avalia o rendimento dos alunos de diversos cursos de graduação em todo o Brasil. São analisados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e as habilidades e competências dos estudantes. O Enade é um dos exames que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

Outro curso da UCP avaliado pelo MEC este ano foi o de Relações Internacionais, que também obteve conceito 5 no Reconhecimento do Curso. Segundo a Coordenadora de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UCP, professora Vanessa Santos, a nota reflete a estruturação adequada do curso para atender as necessidades requeridas pelo mercado para o internacionalista. “A UCP tem um projeto pedagógico e professores de excelência em Relações Internacionais, além de uma biblioteca com as melhores e mais requisitadas obras da área. Existe um grande envolvimento de toda a universidade em prol do curso”, frisou.

Em 2011, a UCP conquistou conceito 4 em Pedagogia, História, Filosofia, Educação Física, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Engenharia Mecânica. No Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação também realizada pelo Inep/MEC, a instituição recebeu 3 pontos (em uma escala de 0 a 5), nota considerada satisfatória segundo os critérios do Ministério. Ainda de acordo com o IGC, o curso de Engenharia da Computação foi considerado em 2011 o quinto melhor do Estado e o primeiro da área privada. O de Engenharia Mecânica, por sua vez, conquistou a 21ª colocação entre os 106 avaliados em todo o Brasil. Os jovens que buscam informações sobre as suas áreas de interesse podem conhecer a UCP através do Programa de Experiência. Ao se inscrever online no site da www.ucp.br, é possível conhecer os laboratórios, bibliotecas, assistir a uma aula e conversar com coordenadores e professores sobre aspectos acadêmicos e de mercado de trabalho que podem contribuir com a escolha profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário