sábado, 9 de março de 2013

RESTAURO DO OBELISCO EM NOVA FASE

A restauração do Obelisco está passando por uma nova fase. A empresa responsável pelo dano causado ao monumento em janeiro iniciou a proteção impermeabilizante no topo, com a aplicação de aditivos. O objetivo é que esta fase esteja concluída até este fim de semana. A secretaria de Obras supervisiona o trabalho e acredita que o serviço completo pode ficar pronto até o dia 16 de Março, quando a cidade comemora 170 anos de fundação. Mas ainda será necessário a aprovação do Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Na próxima semana, a pedra adquirida para compor o monumento será apresentada para a análise do instituto e do restaurador contratado para a realização do serviço. De acordo com o secretário de Obras, Aldir Cony, o atraso da obra foi causado pelas dificuldades encontradas para obter o material exigido pelo Inepac. “A pedra que será usada no restauro precisa ser semelhante à existente no monumento, ou seja, ter a mesma aparência, inclusive no desgaste causado pelo tempo, como sol e chuva”, explica. “Esse foi um dos entraves, mas não houve paralisação dos trabalhos”, complementa.

Com o objetivo de agilizar o processo e garantir que o restauro fosse feito num curto espaço de tempo, foi firmada uma parceria entre a empresa responsável pelo serviço, Inepac e Prefeitura de Petrópolis. A partir da montagem do andaime e após a cobertura da ponta do Obelisco, em fevereiro, iniciou-se a peregrinação em busca da pedra, mas aquelas que foram encontradas, não atendiam as exigências impostas pelo instituto.

A extremidade do monumento foi danificada em janeiro, quando a empresa contratada pelo governo anterior para a colocação e posterior retirada da iluminação de Natal, fazia a remoção das lâmpadas. Na ocasião, a máquina que realizava o serviço esbarrou na ponta do Obelisco, causando os danos. A empresa se comprometeu em providenciar e custear todo o reparo, que está sendo acompanhado e fiscalizado pela Secretaria de Obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário