sábado, 9 de março de 2013

DEFESA CIVIL ACIONA SIRENES PARA SIMULAÇÃO NESTE DOMINGO

Neste domingo, dia 10, a Defesa Civil vai acionar as 18 sirenes instaladas na cidade para alertar às pessoas que vivem em áreas de risco sobre ocorrências de chuvas fortes. A iniciativa faz parte de uma série de simulações para preparar as comunidades para as situações de emergência. O acionamento vai acontecer às 10h e vai contar com a participação de 92 agentes de Defesa Civil.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Rafael Simão, as simulações são simultâneas nas comunidades onde os sistemas foram instalados. Os moradores das ruas Amazonas, Duques, Espírito Santo, Ceará e Rio de Janeiro, no Quitandinha, e também do São Sebastião, Vital Brasil, Siméria, Independência, Taquara, Dr. Thouzet, 24 de Maio, Sargento Boening, Vila Felipe, Comunidade dos Ferroviários e João Xavier, devem ficar atentos e participar do simulado.

“É importante que os moradores dessas regiões se dirijam aos pontos de apoio ao acionamento das sirenes. É uma maneira de garantir mais agilidade das pessoas em situação de risco no caso de uma emergência e também de treinar a nossa equipe”, explicou Rafael Simão.

Atualmente, as sirenes são acionadas remotamente por meio de sensores de fibra ótica e internet 3G pela Coordenadoria de Defesa Civil de Petrópolis, ou manualmente nas comunidades em caso de queda de energia elétrica ou conexão, quando existe risco de deslizamento de barreiras ou outras situações adversas, oriundas de condições atmosféricas extremas.

Em seguida, inicia-se o procedimento de desocupação das áreas de risco com o deslocamento temporário dos moradores para os pontos de apoio, locais onde as famílias podem permanecer em segurança até que a situação se estabilize e a avaliação dos imóveis seja feita e a área liberada.

O sistema de acionamento das sirenes é um instrumento de alerta que não substitui a observação da comunidade e o bom senso. O morador que identificar sinais de instabilidade na moradia ou em seu entorno deve procurar local seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário