terça-feira, 1 de outubro de 2013

NOVIDADES PARA OS ADEPTOS DO PILATES É SENSAÇÃO EM SPA

O “PST” – treino de suspensão - auxilia no ganho de tônus muscular e na postura e tem como resultado, a boa forma dos praticantes.

O PST – Pilates de Suspensão - adapta os movimentos clássicos de solo e dos aparelhos do Método Pilates, além de incorporar movimentos próprios com a utilização de tiras para sustentação do corpo onde o peso corporal, a ação da gravidade e o tipo de movimento é que promovem a intensidade de trabalho desejada. Usando de forma inteligente e eficiente o peso do corpo como resistência, diminui o stress articular e seus praticantes podem escolher o nível de dificuldade de três formas: variando a posição do próprio corpo, mudando o movimento do repertório e utilizando acessórios como bolas, rolos e outros.

Este tipo de treinamento é indicado para todas as idades e independe do condicionamento físico, tanto o sedentário quanto o atleta podem praticar. O ajuste da resistência é feito a partir da posição do corpo em relação ao equipamento, um mesmo exercício pode criar níveis muito diferentes de esforço. Em Petrópolis, o Spa do Corpo Studio Pilates e RPG investiu cerca de R$2.000,00 (dois mil reais) e adquiriu os equipamentos.

De acordo com a fisioterapeuta Alessandra Ignácio, além de um tratamento mais completo, o PST se tornou mais um atrativo no espaço. “Hoje é febre nas academias, treinamentos personalizados e tratamentos, combina o treino em suspensão a exercícios funcionais. O praticante terá um treinamento intenso e completo, totalmente adaptável ao condicionamento físico. Auxilia o desenvolvimento de um corpo mais forte, ágil, flexível e equilibrado”, explica.

O treinamento em suspensão é uma ferramenta inovadora e extremamente prática para a realização de exercícios físicos. O mix de força, flexibilidade, estabilidade, coordenação motora e capacidade aeróbica, solicitado a partir de um único equipamento, configura um formato exclusivo e totalmente funcional. Esse tipo de treinamento prepara o organismo para realizar as atividades da vida diária ou esportivas de maneira mais eficiente e segura.

Os exercícios são realizados em um único ambiente com um único aparelho, onde por meio de fitas não elásticas suspensas, o mesmo material que paraquedistas usam com travas de segurança que suportam até 250 kg, o fisioterapeuta estimula exercícios de força e resistência por variações do peso do corpo e das angulações aplicadas. “Há também a utilização de outros acessórios como cama elástica, bosu, prancha de propriocepção, rolo e bolas, que são introduzidos de forma gradativa tornando a sessão muito mais dinâmica”, completa Alessandra.

O Pilates Suspenso é um sistema novo no Brasil e vem sendo introduzido nas clínicas de fisioterapia e academias devido aos bons resultados e pela maneira dinâmica em que é aplicado sem risco de provocar lesões. Em um mês de treinamento já é possível notar os resultados do exercício, já que o aluno faz força para sustentar o corpo, exigindo maior desempenho dos músculos abdominais e da coluna.

Tanto o método Pilates quanto o Pilates Suspenso são baseados no treinamento dos movimentos do corpo humano, ao invés de trabalhar especificamente os grupos musculares. Deste modo, a essência dos exercícios está na melhoria dos aspectos neurológicos que afetam a capacidade funcional através de práticas que exigem dos mais variados componentes do sistema nervoso, estimulando sua adaptação.

“O diferencial do PST de outras atividades é que o treinamento tradicional trabalha normalmente um músculo de cada vez, não sendo funcional para a realização da maioria das atividades cotidianas. O Método Pilates trabalha o uso de planos múltiplos do movimento e trabalha os músculos e articulações de forma global”, afirma Alessandra.

Segundo a fisioterapeuta, o Treinamento em Suspensão vai gerar equilíbrio muscular, estabilidade articular, coordenação, mobilidade e aumento de força em geral. “A técnica previne lesões, melhora a postura e aumenta qualidade de vida e o desempenho, trabalhando toda a consciência corporal, ao exigir atenção de cada parte do corpo envolvida no movimento”.

O treinamento em suspensão é indicado para vários objetivos. Seja ganho e fortalecimento de massa muscular, prevenção de lesões, condicionamento cardiovascular, emagrecimento ou bem-estar. O PST oferece uma gama enorme de exercícios e graus de dificuldade. A combinação de variáveis como movimento realizado, número de séries, repetições ou tempo de execução e intervalo de recuperação permitirá atingir qualquer objetivo de treinamento.

A origem do treinamento em suspensão se dá a partir da necessidade dos soldados da Marinha norte-americana de se manterem em perfeita forma física durante missões em que não tinham equipamentos de ginástica tradicionais e havia muito pouco espaço para treino. Os marinheiros desenvolveram a partir de alguns metros de tiras de paraquedas costurados a mão com ferramentas para conserto de barcos de borracha, um grande número de exercícios a partir do peso do corpo. Estava montada a base para o desenvolvimento do TRX Suspension Trainer e, consequentemente, a disseminação do treinamento em suspensão.

A técnica pode ser conferida de perto no Spa do Corpo Studio Pilates e RPG, que fica na Rua Nelson de Sá Earp, nº 95 sala 119 – Centro. A supervisão é feita pela fisioterapeuta Alessandra Ignácio e as aulas podem ser realizadas individualmente ou em duplas. Mais informações através do site www.spadocorpopilates.com.br ou do telefone (24) 2237-4243.

Nenhum comentário:

Postar um comentário