terça-feira, 8 de outubro de 2013

MÚSICO ITALIANO MINISTRA WORKSHOP NO PETRÓPOLIS JAZZ & BLUES FESTIVAL


A terceira edição do Petrópolis Jazz & Blues Festival, contará com um workshop especial com o músico italiano Emílio Cantini, totalmente voltado para a criatividade na música. O artista, especializado em violão clássico e guitarra Jazz, passará seus ensinamentos e técnicas no dia 12 de outubro, a partir das 19h30, no Parque Municipal de Petrópolis, no estande Raf Archtop Guitars.

O workshop intitulado “Os Dedos Livres” abordará temas acerca da visão musical de Cantini e trabalhará com novos acordes, improvisos, dicas de técnicas para guitarra e apresentará novos exercícios de música e desafios a serem quebrados pelos guitarristas que estiverem presentes no local. “A intenção do Festival é não somente trazer lazer às pessoas, mas sim também poder passar novos ensinamentos do ritmo Jazz e Blues para os amantes deste tipo de música”, argumenta Edigar Silva, organizador do evento.

Pesquisando sobre o tema “Criatividade na Música” há mais de dez anos, Emílio Cantini se aprofundou na apostila “Gesture Improvising”, que trazia uma técnica que privilegia o uso da gesticulação no instrumento todo como meio de se conseguir maior liberdade criativa a ser aplicada na improvisação. Através de diversos exercícios, os alunos tinham a possibilidade de expandir os seus limites criativos na música e no instrumento. A partir daí, Cantini passou a trabalhar estes exercícios na guitarra e, após um mês de muito treino, constatou que, realmente, seu estilo de tocar havia mudado completamente. “Gravei umas fitas que me deixaram espantado. A minha criatividade tinha se desenvolvido repentinamente, eu nunca tinha tocado daquele jeito antes”, afirma o músico.

Mais tarde, o músico, que dava aulas particulares de piano e guitarra, aplicou esta técnica em seus alunos que, aos poucos, foram se desenvolvendo e atestando que o improvisar era o caminho certo. “Os resultados não tardaram a aparecer, os alunos desenvolviam a criatividade nos seus improvisos, e a sua musicalidade em geral, do mesmo jeito que estava acontecendo comigo, ou seja, de uma forma espantosamente rápida”, explica, animado, Emílio Cantini.

Ao reunir todo seu trabalho e pesquisa em forma de texto para palestras e workshops, Emílio formou uma banda com um de seus alunos com objetivo de expandir este ritmo improvisado para ser ouvido pelo público em geral. Todo este trabalho, chamado “Os Dedos Livres” será apresentado no último dia do Petrópolis Jazz & Blues Festival, a partir das 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário