sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FRENTE PARLAMENTAR HIV/AIDS TOMA POSSE NA CÂMARA MUNICIPAL


A Frente Parlamentar em HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais tomou posse nessa sexta-feira na Câmara Municipal e é composta pelos vereadores Silmar Fortes (PMDB) como presidente da Frente e Meirelles (PTB), Pastor Sebastião (PSC) e Gilda Beatriz (PMDB) como membros.

A Frente Parlamentar tem caráter suprapartidário e tem como objetivo solidificar a parceria entre o movimento social organizado, ONGs e órgãos governamentais, incluindo a Assembleia Legislativo do Rio de Janeiro, para a aglutinação de forças necessárias ao enfrentamento do HIV – Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, seja no que diz respeito a prevenção, a proteção, o acesso e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, seja na garantia dos direitos fundamentais desses pacientes.

Para o vereador Silmar Fortes, “a vida é feita de desafios e todo início de caminhada é importante, pois é quando ganhamos experiência”. O presidente da Frente Parlamentar aproveitou a oportunidade para marcar a inauguração dos trabalhos para o dia 23 de outubro, às 14 horas, na Câmara. Segundo a resolução que criou a Frente, as reuniões terão caráter público, podendo ser assistida por qualquer cidadão. Ainda segundo a resolução, a Frente Parlamentar será regida por um Estatuto, que será elaborado em até 60 dias após a primeira reunião.

O pedido pela reinstalação da Frente Parlamentar foi feito por Antônio Carlos Pires, o Cal, membro do SOS Vida, ONG referência no combate em Aids em Petrópolis. Para Cal, “não podemos permitir a banalização dessa doença. Não está tudo dominado e ainda não é uma doença totalmente conhecida, e por isso traz uma série de medos e preconceitos”.

Para a chefe do departamento de combate a Aids/HIV do Ministério da Saúde, Noêmia Lima, “a história do enfrentamento do Brasil contra a Aids é conhecida em todo mundo e é reconhecida como referência. Isso porque nada foi feito por uma pessoa só. Precisamos de Frentes Parlamentares porque precisamos do legislativo para efetivar certas políticas públicas”.

Estiveram presentes além dos vereadores que compõem a Frente Parlamentar, o vereador Maurinho Branco (PTC), o Monsenhor Paulo Daher, vigário geral da diocese de Petrópolis, Maria Inez, coordenadora, e toda a equipe do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Dora Pires, da Pastoral da Aids, André Pombo, secretário de saúde do município, além do deputado estadual Jânio Mendes (PDT).

Para o deputado, como Petrópolis tem os melhores índices no Estado ao combate a essas doenças, isso se torna um desafio ainda maior para a Frente Parlamentar: “essa também deve ser a melhor Frente do Estado para servir de exemplo para todas as outras Câmaras do Estado. Essa Frente tem o compromisso de fazer as políticas públicas darem certo, pois tudo começa no município e a Frente Parlamentar está aqui para isso, ouvir quem está na ponta do processo”, declarou Jânio Mendes.

Um comentário:

  1. nossos agradecimentos aos novos membros da Frente Parlamentar de AIDS/TB e HEPATITES - vereadores membros desta Frente Parlamentar: Silmar Fortes, Meirelles, Gilda Beatriz e Pastor Sebastião. Presidente da Câmara vereador Paulo Igor, cerimonial - Poliana e Denise que organizaram com muito carinho esta solenidade, Deputado Janio Mendes, Dra Noemia Lima - Departamento Nacional de AIDS e HEPATITES - Ministério da Saude, Rodrigo Almeida - coordenador do Programa de AIDS de Juiz de Fora, Ana Carolina - Pastoral da AIDS -CNBB / Regional Leste 1, imprensa de Petropolis e todos(as) presente neste momento....equipe do Grupo assistencial SOS VIDA

    ResponderExcluir