sexta-feira, 3 de maio de 2013

PREFEITURA REALIZA A I SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

Amor, casamento, trabalho, confiança, família e escolhas. Estes foram os temas abordados ontem (29/4), pelo Bispo Dom Gregório Paixão, em sua palestra na I Semana de Conscientização de Planejamento Familiar, ocorrida no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.

O evento, organizado pelo Gabinete da Prefeitura de Petrópolis, Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e Secretaria de Educação, contou com a participação do monsenhor Paulo Daher e da coordenadora de Ensino Religioso da Secretaria de Educação, Cristiane Noel. O público-alvo foi os alunos da segunda série do Ensino Médio da instituição, que lotou o auditório, com capacidade para 150 pessoas.

Durante a abertura do encontro, a secretária de Educação, Monica Freitas, falou sobre a importância de os jovens agirem com consciência e reflexão no momento de constituir uma família.

“Para sermos mãe e pai é imprescindível ter consciência da responsabilidade que é trazer ao mundo um novo ser. Há que se ter um planejamento. É um compromisso que a pessoa assume consigo mesma e com Deus”, afirmou.

Em sua palestra, Dom Gregório criticou os estereótipos dos romances que são veiculados pelas novelas televisivas e a invasão de privacidade que seria incentivada pelos meios de comunicação digital.

“O planejamento familiar é a forma como a sociedade pensa a família. Primeiro você encontra a sua cara-metade, depois, deve pensar em como tornar esse fato uma coisa realmente bela. É o que você planeja para si e para os outros. É assumir com responsabilidade a sua vida e a de quem está contigo. Não é simples como parece nos folhetins da televisão”, explicou Dom Gregório.

O bispo contou histórias da mitologia grega; de um amor que ele viveu antes de ser celibatário e da sua experiência como padre, principalmente em situações nas quais ele trabalhou ajudando o próximo.

Jorge Maia falou um pouco sobre a sua experiência à frente do Setrac: “Conversei com 1490 famílias nos últimos dias. Vi, convivi com muita gente e percebi o que é o planejamento familiar: ele está envolto no amor”, assegurou o secretário.

Os adolescentes fizeram uma série de perguntas, as quais o bispo respondeu com humor e paciência. Eram tantas questões que ele teve que atrasar em quase uma hora a sua partida.

Jean Nunes, de 17 anos, foi um dos alunos que não queria que a palestra terminasse cedo. Segundo ele, tudo o que foi falado na ocasião servirá como conselho para a vida tanto dele mesmo como dos seus amigos de escola. “Gostamos muito de falar sobre relacionamentos, família, como escolher a pessoa certa, tudo muito interessante. Eles podiam ficar aqui até meia-noite conversando conosco”, disse o adolescente.

Para Lívia Bessa, de 16 anos, a presença dos secretários do Setrac e de Educação foi imprescindível para o evento. “É muito bom vê-los aqui. Demonstra que a prefeitura está realmente interessada no que nós pensamos, queremos para as nossas vidas. Eles terem vindo aqui foi um ato de atenção aos estudantes, de carinho”, contou a jovem.

A diretora do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, Renata Martins Varricchio, elogiou a iniciativa do Gabinete da Prefeitura de trazer esse debate à escola. “Queremos mesmo é que os jovens ouçam e participem. Nossas portas estão sempre abertas para receber encontros excelentes como este”, garantiu a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário