segunda-feira, 6 de maio de 2013

COLÉGIO DE PRESIDENTES DA OAB-RJ REÚNE PRESIDENTES DE SUBSEÇÕES DO ESTADO

Encontro foi realizado neste fim de semana no Hotel Vale Real, em Itaipava

Reformas nas sedes das subseções (incluindo Petrópolis), negociação com advogados inadimplentes e aprimoramento dos cursos presenciais e telepresenciais: estes foram alguns dos temas abordados durante o Colégio de Presidentes da OAB-RJ, realizado no último fim de semana (nos dias 3, 4 e 5) no Hotel Vale Real, em Itaipava. Na ocasião, foi redigida e lançada a Carta de Itaipava, publicada na imprensa nacional, com as principais deliberações do fórum.

O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, apresentou o planejamento estratégico da gestão, uma iniciativa inédita. O presidente apresentou um novo modelo de atendimento da Seccional às Subseções e o cronograma de intervenções do projeto “OAB Século 21”, que garante uma série de melhorias na infraestrutura das Subseções. O calendário prevê a reforma da sede de Petrópolis para outubro.

Outro tema tratado foi a negociação com advogados que estão inadimplentes. O tesoureiro da OAB-RJ, Luciano Bandeira, afirmou que a Seccional vai criar uma tabela de descontos, para guiar os presidentes de Subseções – que terão autonomia nas negociações. “Os presidentes conhecem os advogados de suas regiões e sabem suas reais necessidades. Ninguém melhor do que eles para negociar a quitação destas dívidas. É bom para o profissional e para toda classe, já que os advogados adimplentes carregam os inadimplentes nas costas”, afirmou.

A nova etapa de cursos telepresenciais, realizados pela OAB-RJ, também foram tratados. O presidente da Subseção de Petrópolis, Antonio Carlos Machado, ofereceu às outras unidades o curso de peticionamento eletrônico, que já é realizado em Petrópolis e é um dos temas que mais geram dúvidas nos advogados. “A forma de advogar está mudando com a transição do processo de papel para o processo eletrônico”, destacou Felipe Santa Cruz.

O transporte dos advogados, necessidade gerada pela transferência dos fóruns dos centros para áreas afastadas, também foi um dos temas debatidos. Hoje, há dois modelos em curso: o da frota própria e o da terceirização (que é utilizado em Petrópolis). Aplicado em 13 cidades, o transporte gera um custo de aproximadamente R$ 840 mil. Agora, a OAB-RJ vai debater um modelo único. “Para nós, o modelo da terceirização é o ideal, pois não gera custos com a manutenção”, afirmou o presidente Antonio Carlos Machado.

De acordo com o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, a escolha de Petrópolis para sediar o Colégio de Presidentes reforça a ligação da entidade com a cidade. “É sempre um prazer vir à Petrópolis. Com este evento, também fazemos um gesto de solidariedade, reforçando o nosso carinho com a cidade. O Colégio é fundamental, para debater a realidade das Subseções”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário