terça-feira, 12 de março de 2013

NOVO COMITÊ DA PREFEITURA VAI MONITORAR CONVÊNIOS

O prefeito Rubens Bomtempo vai criar um comitê para monitorar todos os convênios do município e garantir eficiência no controle dos projetos. Com isso, a perda de prazos para a conquista de recursos federais será praticamente nula. A novidade foi anunciada durante reunião com diversas associações de moradores ligadas aos distritos, que aconteceu na manhã do último sábado no Centro General Ayrosa, em Itaipava.

O município tem mais de 50 projetos abertos que não foram priorizados pelo governo passado: “Por conta disso, Petrópolis corre o risco de perder vários recursos para aplicar, por exemplo, em obras de infraestrutura por toda cidade. Estamos correndo contra o tempo e tentando a prorrogação dos prazos”, disse Bomtempo.

Nessa retomada do diálogo com a sociedade civil organizada, Bomtempo destacou que, além de conseguir recuperar os recursos para a realização de um pacote de obras para a Estrada da Saudade, Petrópolis conquistou R$ 37 milhões para a realização de obras dentro do PAC Mobilidade Urbana, ao unificar duas cartas consulta deixadas pelo governo anterior, a pedido do próprio governo federal. O prefeito também está conseguindo salvar cerca de R$ 2 milhões em recursos de emenda parlamentar para a pavimentação de diversas localidades em Itaipava, entre elas o Vale do Cuiabá.

“A mudança de governo trouxe esperança aos petropolitanos, principalmente aos moradores do Vale do Cuiabá e adjacências. Desde o primeiro dia de governo, o prefeito Rubens Bomtempo está presente e sensibilizado em resolver os problemas que mais nos afligem. Só tenho a agradecer o empenho da atual administração”, declarou o presidente da Associação de Moradores do Vale do Cuiabá, José Quintela.

Durante o encontro, Bomtempo ouviu as principais reivindicações da região e ressaltou que o seu terceiro mandato será construído com base na participação popular e no fortalecimento dos conselhos para uma cidade sustentável: “Esses são instrumentos indispensáveis para a construção de políticas públicas. O diálogo com o cidadão referenda a tomada pontual de decisões, além de otimizar e potencializar a prestação dos serviços a cada petropolitano”.

Bomtempo assumiu ainda o compromisso de tornar deliberativos os conselhos que hoje são apenas consultivos, como uma forma de ampliar o poder de decisão da sociedade civil. A ideia também é garantir transparência a essas decisões, criando ferramentas no site oficial da Prefeitura para que o cidadão conheça não só a pauta dos assuntos colocados em discussão, mas também a formação dos conselhos, seu regimento interno e as atas das reuniões.

“Parabenizo o esforço do prefeito Rubens Bomtempo para equacionar os problemas encontrados logo no início da sua administração, como a situação crítica pela qual estavam passando os setores da saúde e limpeza da cidade. Em tão pouco tempo, já sentimos a presença do poder público, o que nos dá segurança ao saber que Petrópolis novamente está em boas mãos”, afirmou o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Mônica (NovAmosanta), Roberto Penna Chaves.

Também participaram do encontro o secretário de Planejamento, Eduardo Ascoli; o presidente da Comdep, Hélio Dias; além de representantes das associações de Nogueira, Corrêas, Cantagalo, Madame Machado, Manga Larga, Araras e Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário