domingo, 10 de março de 2013

DIA DA POESIA E ABERTURA DO ANO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE POESIA

O Dia da Poesia é comemorado em 14 de março, uma homenagem ao poeta Castro Alves, nascido nesta data, no ano de 1847. Para os escritores dos versos, é um marco especial. Não poderia ser diferente para a Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, fundada em Petrópolis há 30 anos, completando em 2013 seu 30º aniversário.

Aproveitando tais festejos, a entidade realizará no dia 15, sexta-feira, às 19h, na Casa de Claudio de Souza (Praça da Liberdade, 247), uma cerimônia esperada: a abertura do ano acadêmico e a posse da nova diretoria.

Catarina Maul, ao lado de sua equipe, foi eleita presidente no dia 2 de fevereiro do presente ano, sendo a terceira mulher a presidir a academia, desde sua fundação, sendo antecedida pelas poetisas Edith Marlene de Barros e Vera Abad.

Pedagoga, produtora cultural, escritora, coordenadora de vários projetos poéticos nos últimos 20 anos, inclusive os principais concursos de poesia realizados na cidade nos últimos 15 anos, recebeu na sexta-feira, dia 8 de março, o prêmio Mulheres de Ouro 2013, sob coordenação do Padre JAC, pároco da Catedral São Pedro de Alcântara.

A Academia passou por algumas modificações desde sua fundação, quando nasceu Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, pelas mãos dos poetas e obstinados agentes culturais Joaquim Eloy dos Santos, Fernando Costa, André Heidmann e Paulo Cesar dos Santos.

Por ser a primeira academia de poesia do Brasil e na intenção de agregar valores de outras localidades nacionais, Hamilton Lopes, um dos seus presidentes, teve a inspiração de transformá-la em Academia Brasileira, o que ocorreu em 2006. A última grande modificação se deu com a implementação do novo estatuto, em dezembro do ano passado, quando a mesma ganhou mais 10 cadeiras titulares, na intenção de agregar poetas não mais somente do estado do Rio de Janeiro, mas oriundos do Brasil inteiro.

A diretoria conta, além da presidente eleita Catarina Maul, com os seguintes membros na nova gestão da casa: José Luiz D’Amico ( vice-presidente), Leandro Rodrigues (secretário), Vera Abad (tesoureira), Angelo Romero (diretor de Cultura) e Arnaldo Rippel (diretor de Relações Públicas). A Academia desfruta, ainda, da assessoria do membro emérito João Roberto Gullino para assuntos de memória e pesquisa.

Com várias atividades programadas para o ano de 2013, entre chás poéticos, palestras, saraus, mesas redondas, leituras dramatizadas e projeto escola, a memória acadêmica, sem dúvida, será o ponto chave da atual gestão, que preocupa-se, imensamente, com a real imortalidade dos seus membros através da valorização de suas biografias e obras. O acerto memorial da Academia será reorganizado e divulgado, trazendo à tona os poetas que fizeram da Academia Brasileira de Poesia, uma entidade renomada em todo o Brasil e em alguns outros países.

Na titularidade da Academia desde o ano de 1998, ainda bem jovem para um quadro acadêmico, a nova presidente sabe exatamente a responsabilidade que o cargo exige. E abraça feliz, sem medo do trabalho e das obrigações vindouras, a missão de elevar, em ano tão especial, o nome da Academia.

A cerimônia de abertura do ano conta com o apoio cultural de: Marília Morelli, Rotary Bingen, Restaurante Santovinho, Don Bistrô, Vinhos Cattacini, e com os músicos Guto Menezes, Carlos Watkins e Yuri Garrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário