segunda-feira, 11 de março de 2013

COMDEP CONSEGUE SOLUÇÃO PARA TRATAMENTO DO CHORUME

A Comdep iniciou nesta segunda, dia 11, o transporte para o tratamento do chorume do aterro sanitário de Pedro do Rio. O material será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da empresa Águas do Imperador. Com a iniciativa, o atual governo cumpre mais uma determinação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para manter o funcionamento do aterro, que está com a licença vencida desde o meio do ano passado, sem qualquer plano de ação do governo anterior para a prorrogação do seu prazo de vida útil.         
“O importante é que conseguimos atender prontamente a mais uma exigência do Inea, contratando uma empresa especializada no transporte diário de chorume”, explicou o presidente da Comdep, Hélio Dias. De acordo com Hélio Dias, os representantes do Inea reconheceram que a atual administração tomou posse recentemente e não deveria ser responsabilizada pelas exigências não cumpridas pelo governo passado. Tais exigências foram reapresentadas pelo órgão e já estão sendo atendidas pelo atual governo, como o destino final do lixo hospitalar, que foi solucionado de imediato com a contratação emergencial da empresa Aborgama, que é especializada nesse tipo de resíduo.          
A Comdep também está trabalhando em um projeto de melhoria da drenagem das águas pluviais do aterro, além de uma proposta para a utilização do biogás: “A Secretaria de Meio Ambiente já fez o projeto de reflorestamento e recuperação do talude do aterro. Estamos agora contratando um suporte técnico em engenharia ambiental para a elaboração de um plano de avanço. Só depois de cumpridas todas as exigências do Inea, vamos poder  solicitar a renovação da licença do aterro de Pedro do Rio”, explicou Hélio Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário