sexta-feira, 8 de março de 2013

CÂMARA INAUGURA GALERIA DE EX-VERADORAS EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER

Com um clima de festa e muita emoção, a Câmara Municipal de Petrópolis perpetuou suas ex vereadoras em sessão solene na ultima quinta feira, 07.

A iniciativa da inauguração partiu da vereadora Gilda Beatriz (PMDB), única mulher hoje a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo Municipal e teve total apoio dos demais vereadores e do Presidente da Casa, vereador Paulo Igor seu colega de partido.

A Sessão Solene iniciou às 19h e foi regada de muita emoção. Aberta pelo Presidente da Casa, que iniciou seu discurso lembrando-se da importância do dia 08 de Março quando 129 mulheres morreram carbonizadas em uma fábrica em Nova York por estarem lutando pela redução da carga horária de trabalho. Paulo Igor disse também que apesar de hoje a Casa ter a participação de uma voz feminina, ainda existe uma grande lacuna a ser preenchida pelo sexo feminino: “A hora é de homenagear aquelas que ajudaram a fazer nossa história, mas também de se conscientizar que ainda temos muito que lutar para a igualdade nas condições de trabalho e participação destas mulheres tão essenciais em nossa sociedade”, enfatizou o Presidente da Casa.

A defensora publica Dra Andréa Carius, convidada especial para falar em nome das mulheres petropolitanas, lembrou que apesar de temos uma Presidente mulher, não tem tanta representatividade nos Poderes Legislativo e Executivo, Municipais e Estaduais.

Gilda Beatriz, autora da homenagem as ex vereadoras, falou que se sente honrada e estar representando a classe feminina, mas não se esquece que antes dela outras três mulheres desempenharam brilhantemente este papel e queria na ocasião através desta inauguração prestar esta singela homenagem a suas antecessoras e que este seja um estimulo para muitas outras mulheres se entusiasmarem para ingressar na vida pública. “Acho muito importante a presença de uma mulher aqui e me sinto muito respeitada pelos vereadores desta legislatura, que me tratam com igualdade e imparcialidade nas decisões. É isto que esperamos, não queremos estar à frente de ninguém, mas sim caminhar lado a lado, concluiu a vereadora.

Escolhida para falar em nome das ex vereadoras, a professora Carmem Felicetti fez um breve relato de sua passagem pela casa onde marcou história como a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo e encerrou falando da importância da líder comunitária, Wilma Borsato e da advogada e sua ex aluna Renata Fadel, pela liderança e empenho que ambas tiveram em seus mandatos.

O evento que contou com a presença de várias mulheres de destaque na sociedade e esposas e mães de vereadores encerrou com a inauguração da galeria de fotos no hall de passagem para os gabinetes dos vereadores e uma pequena apresentação de integrantes da Tribo de Gonzaga que cantaram homenageando as mulheres de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário